Uma janela sobre o mundo bíblico

Que idade tinha Davi quando começou a reinar em Jerusalém?



  • Pergunta de Marinalva, Bacabal / MA
  • 63184
  • 15/12/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Davi |


Olá Marivalda de Bacabal / MA!
De fato o texto Bíblico que fala do Reinado de Davi é um pouco controverso e induz a perguntas. Está correto procurar soluções nas dúvidas.

Para termos uma resposta bíblica, o melhor é consultar o texto. Praticamente ele nos responde. No segundo livro de Samuel capítulo 5 temos este fato:

“5, 1 Então todas as tribos de Israel vieram a Davi em Hebron e disseram: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne!
5, 2 Além disso, outrora, quando Saul ainda reinava sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás chefe sobre Israel.
5, 3 Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei em Hebron; e o rei Davi fez aliança com eles em Hebron, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel.
5, 4 Trinta anos tinha Davi quando começou a reinar, e reinou quarenta anos.
5, 5 Em Hebron reinou sete anos e seis meses sobre Judá, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.” (2 Sm 5,1-5) Biblia Almeida

O texto nos induz a resposta desta maneira, Davi reina na cidade de Hebron, Judá, por sete anos e seis meses, depois disto vai a Jerusalém unifica Judá e Israel e reina sobre Israel e Judá durante 33 anos. Somando a idade do início do Reinado em Hebron, Davi contava com 30 anos, mais os 7 anos e seis meses, quando começou reinar em Jerusalém Davi estava com 37 anos e meio.

Nota: Embora Davi tenha unificado Judá e Israel, formando uma Monarquia. Nunca aconteceu uma unificação perfeita entre os dois. Sabemos pela história que depois aconteceu a cisão entre Judá e Israel. Se caracteriza a Monarquia fundada por Davi como uma Monarquia dualista, um Reino Unido mas agitado sempre por lutas internas.

63184 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook