Uma janela sobre o mundo bíblico

Como surgiu a Bíblia?



  • Pergunta de priscila, Belém
  • 84353
  • 19/09/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Formação da Bíblia |


Priscila, a origem da Bíblia aconteceu devagarinho. Primeiro de tudo é necessário pensar que ela é formada por 73 livros (ou 66 na bíblia protestante) e cada livro tem uma história particular, que, quanto a sua origem, merece um tratado à parte. Convido sempre os nossos visitantes a ler as introduções às bíblias que temos em casa. Muitas vezes, antes de cada livro, tem uma pequena introdução que ilustra como o respectivo livro nasceu.
Com o passar do tempo as comunidades começaram a ler tais livros em seus encontros e eles foram ganhando autoridade. No início não existia um único volume, como temos hoje, que recolhia todos os livros que formam a Bíblia. Os textos circulavam separadamente e, além do mais, as cópias eram poucas. Logo depois de Cristo começaram a aparecer muitos livros, alguns vindos de grupos cismáticos, que queriam ter a mesma autoridade que tinham, por exemplo, aqueles textos escritos pelos apóstolos. Foi a partir de então que começou a discussão acerca da necessidade de formar uma lista de livros que deviam ser os assim chamados “livros canôninos”. Essa discussão foi complicada e chegou a um resultado final somente no século XVI, sobretudo graças à pressão exercida pela Reforma de Lutero. Foi nessa ocasião, no Concílio de Trento, que a igreja católica estabeleceu definitivamente que a sua bíblia constava de 73 livros. Por outro lado, Lutero decidiu deixar fora da sua lista os textos do Antigo Testamento que originariamente foram escritos em grego e não em hebraico, como o resto do Antigo Testamento. Os livros que estão na bíblica católica e não na bíblia protestante são: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc e mais alguns trechos, escritos em grego, de Daniel, Ester e Jeremias.

Creio que podemos usar uma alegoria para explicar como surgiu a Bíblia, usando o aspecto positivo desta imagem, ou seja, a Bíblia é como uma cocha de retalhos. Ela é composta por diferentes tecidos; cada pedaço de pano tem uma história particular; todos, porém, pertenceram à mesma família, tem a mesma origem. E no fim, unidos por alguém importante da família, compõem uma obra de arte. A Bíblia é assim: é Palavra de Deus, anunciada em tempos diferentes, em situações diferentes; um volume construído com autoridade e tradição, que nos indica o caminho que devemos seguir.

84353 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook