Uma janela sobre o mundo bíblico

Frei Gilberto Gorgulho morre. Foi um marco no ensino da exegese Bíblica no Brasil.



Leia mais sobre Estudo da Bíblia |


Frei Gilberto Gorgulho morre. Foi um marco no ensino da exegese Bíblica no Brasil.

 

Colheu-nos de profunda tristeza a notícia do falecimento de Frei Gilberto da Silva Gorgulho, aos 79 anos de idade no último dia 26 de dezembro de 2012 às 6h20min. Seu novo estilo de ensinar, escrever marcou as últimas gerações de estudantes de Teologia e os participantes de Cursos Bíblicos que por ele foram ministrados. Quem não leu algum escrito seu, durante os estudos de Bíblia nos Cursos de Teologia. Para mim em particular marcou profundamente no ensino Bíblico, a nova maneira proposta por Frei Gorgulho em ver a sociedade e do desafio de transformar este mundo tão agitado e longe dos verdadeiros valores. Para isto utilizou uma nova leitura da Bíblia. A literatura a disposição que existe nas Bibliotecas, nos instruiu e ajudou a preparar as aulas do ensino de Bíblia. Muitas horas a fio, foram gastas lendo suas novas proposições de interpretações de textos Bíblicos, as Bibliografias das cadeiras de Bíblias, nos Institutos de Teologia, estão recheadas de seus escritos. Sem sombras de dúvida Frei Gorgulho, foi alguém que amou a palavra de Deus, gastou sua vida no ensino desta palavra de Deus e adquiriu a consideração de todos, alunos e colegas de magistério.

 

Um mineiro de Cristina / MG.

 

Sua origem esta na cidade mineira de Cristina, na diocese de Campanha, onde nasceu em nove de julho de 1933. Depois dos estudos em sua terra Natal entrou para a ordem dos dominicanos. No lugar certo, se destacou pelo estudo da Bíblia. E os superiores dominicanos, acolheram seu desejo de especializar-se em Sagradas Escrituras, enviando-o para estudos avançados na França, em Saint-Maximin (Provence) e Toulouse (Haute Garonne). Depois foi para a Universidade Santo Tomás de Aquino (Angelicum) de Roma para a obtenção dos graus acadêmicos em Sagrada Escritura na Comissão Bíblica da Santa Sé.

 

Frei Gorgulho em Jerusalém.

 

Finalmente os dominicanos mandaram Frei Gilberto Gorgulho estudar com seus melhores mestres no ensino da Palavra de Deus. Fez seus estudos de exegese Bíblica na mundialmente famosa École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém (fundada pelo Pe. Marie-Joseph Lagrange OP e até hoje mantida pelos Dominicanos), ela esta filiada à École Pratique des Hautes Études, da Sorbonne-Paris. Nesta Escola Especializou-se em Biblia Sagrada permanecendo três longos anos.

Teve os melhores Mestres Bíblicos de sua época. Foi aluno dos renomados professores dominicanos que elaboraram a Bíblia de Jerusalém. Marco indelével na história do estudo Bíblico.

 

Retornando ao Brasil

 

Retornando ao Brasil, a partir da década de 60, Frei Gilberto Gorgulho se dedicou ao magistério na Escola Dominicana de Teologia de sua ertocongregação e na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo. Muito solicitado pelos Institutos de Teologia do Brasil manteve cursos regulares em Petrópolis (RJ) e no Seminário de Viamão (RS) seguidamente estava ministrando cursos e palestras no Brasil e exterior.

Muitos de seus escritos e trabalhos desenvolveram junto com a exegeta norte-americana Anne Florence (Ana Flora) Anderson. Com ela existem muitas publicações. Também existem escritos com Ivo Storniolo e Ana Flora Anderson, Gorgulho. Depois de estudar com os mestres franceses École Biblique et Archéologique Française de Jérusalem ,coordenou a tradução da Bíblia de Jerusalém para o português.

Frei Gilberto da Silva Gorgulho parte para a casa do pai com 79 anos de idade.

Todos os Biblistas do Brasil, consternados deixam um muito obrigado ao Frei Gorgulho, pelo contributo e o avanço nos estudos bíblicos no Brasil.

2670 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook