Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber se é errado tomar ceia no dia da cerimônia de casamento; se há algum verso bíblico que que diga se é certo ou errado.



  • Pergunta de Jucilene, São Paulo
  • 3897
  • 10/02/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Casamento |


Não existe nenhuma passagem bíblica que dê uma resposta a sua pergunta. Ao contrário, parece que a festa e a comida faziam parte da cerimônia. De fato, a Bíblia conta que o casamento era ocasião de grandes festas, onde a cerimônia principal era a entrada da noiva na casa do noivo: o futuro esposo, com a cabeça enfeitada, com os amigos, com cantos e dança, ía até à casa da noiva. Esta, enfeitada com joias, tinha a cabeça coberta e só se descobria no quarto nupcial. Em seguida si fazia um grande banquete (Gênesis 29,22; Juízes 14,10; Tobias 7,14).

O clássico De Vaux (As Instituíções do Antigo Testamento) conta que a festa durava sete dias (Gênesis 29,27; Juízes 14,12) ou até duas semanas (Tobias 8,20; 10,7). O matrimônio, de qualquer forma, era consumado já na primeira noite (Gênesis 29,23; Tobias 8,1). Desta primeira noite era conservado o lençol manchado de sangue, que provava a virginidade da noiva, que servia de prova no caso e calúnia por parte do marido (Deuteronômio 22,13-21).

3897 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook