Uma janela sobre o mundo bíblico

Quantas pessoas escreveram a Bíblia? Quanto tempo levou para ser escrita? Quais os principais idiomas e quem escreveu o ultimo livro?



  • Pergunta de Ronaldo Barros, Boa Vista
  • 28881
  • 21/02/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Bíblia |


A Bíblia é como uma biblioteca: 63 livros para os protestantes e 73 para os católicos. São livros de períodos muito diversos, que vão de cerca 1000 anos antes de Cristo até 100 anos depois de Cristo. Portanto abrange um período de tempo de cerca de 1100 anos.

Cada livro tem uma história particular. Em linhas gerais, poderíamos dizer que cada um foi escrito por um autor, embora isso não seja muito correto, pois na maioria dos casos não temos condições de identificar quem é essa pessoa. Isso vale sobretudo para os livros do Antigo Testamento. Há livros que dizem terem sido escritos por personagens famosos, como Salomão, mas nós sabemos bem que não é assim, pois muitos usavam nomes de personagens famosos apenas para dar importância ao escrito. Para os livros do Novo Testamento a questão é mais clara. Há autores, como Lucas, João e Paulo que escreveram mais de um livro, sobretudo Paulo que é autor de 13 cartas (veja sobre os escritos de Paulo).

A bíblia foi escrita usando 3 línguas diferentes: hebraico, aramaico e grego. Veja mais detalhes nessa resposta.

O último livro da Bíblia é dito que foi escrito pelo apóstolo João e trata-se do livro do Apocalipse, que é também o último livro no elenco dos livros bíblicos. Teria sido escrito entre o ano 90 e 100 depois de Cristo, ou seja, cerca de 60 anos depois da morte de Jesus (veja sobre o Apocalipse).

28881 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook