Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que o Filho do Homen veio buscar e salvar o perdido?



  • Pergunta de Alessandro Gomes Carvalho, Colinas
  • 26957
  • 14/03/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Filho do Homem | Lucas


A passagem que você cita se incontra em Lucas 19,10: depois de ter visitado Zaqueu, chefe dos publicanos, em Jericó, ele diz aos habitantes que murmuravam contra ele por que frequentava os pecadores: “O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”

A expressão “filho do Homem” aparece muitas vezes na Bíblia, seja na forma hebraica ben-adhàm (com a variante aramaica bar ‘enàsh) que na grega huiòs tou anthròpou.

No Antigo Testamento aparece em Ezequiel, Salmos e Daniel. Tem 3 significados: um sinônimo para um indivíduo do gênere humano (Ezequiel 2,1), a humanidade em geral (Salmo 8,5) e um homem elevado sobre as nuvens do céu, diante de Deus (Daniel 7,13). Essa última passagem, de Daniel, diz: “Eu continuava contemplando, nas minhas visões noturnas, quando notei, vindo sobre as nuvens do céu, um como Filho de Homem. Ele adiantou-se até ao Ancião e foi introduzido à sua presença. A ele foi outorgado o império, a honra e o reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é império eterno que jamais passará, e seu reino jamais será destruído” (Daniel 7,13-14).

No Novo Testamento é um título usado sempre para Jesus e é um dos apelativos que ele atribui a si mesmo. Aparece mais de 80 vezes, sobretudo nos evangelhos.

Quanto à interpretação da expressão, alguns dizem que em relação a Jesus ela sublinha a humanidade de Cristo. Apesar disso, a maioria dos biblistas pensa que por trás do uso de tal apelativo está a certeza da messianidade de Jesus.

Na interrogação que você faz, considerando a análise do uso do termo feita acima, é evidente que Filho do Homem está para Cristo. Poderíamos dizer, então, que Cristo veio procurar e salvar o que estava perdido. Essa frase precisa ser lida dentro do contexto amplo dos evangelhos. De fato lemos em João 6,39: “A vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nada do que ele me deu.” É preciso também ter em mente as 3 parábolas contadas em Lucas 15: a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho pródigo. Em todas elas é evidente a mensagem: “Alebrai-vos comigo porque encontrei a minha ovelha perdida”, ou seja: “haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento”.

A teologia presente nesses textos quer sublinhar que Jesus tem como missão evitar que a humanidade se perca. De fato ela, através do pecado, corre o risco de perecer. Prova disso é o texto de João 3,16: “Deus amou tnato o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

26957 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook