Uma janela sobre o mundo bíblico

A Bíblia proibe á dança ou a bebida para os cristãos? Sempre aprendi que é pecado. Agora meu pastor diz que não. O que faço?



  • Pergunta de Nivia , Poa
  • 78934
  • 03/03/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Comportamento - regras e costumes |


Nívia, a Bíblia não proíbe a dança nem a bebida. Caso contrário como poderia ela nos contar que Davi dançou diante da Arca da Aliança (Crônicas 15,29), ou como poderia nos aconselhar a louvar a Deus “com o tamborim e a dança” (Salmo 150,4; cf. 149,3)? E não deixe de ver Geremias 31,13. A propósito desta citação, é muito comum a Bíblia falar de dança em ligação com alegria (Exodus 15:20; 1Samuel 18,6-7; Jeremias 31,4; Lucas 15,25).

Sobre a bebida, é a mesma coisa. Só para citar uma passagem bíblica, se fosse proibida, teria Jesus, por acaso, transformado a água em vinho, que era a bebida por excelência da época?

Aproveito a sua pergunta para sublinhar mais uma vez: aquilo que precisamos evitar é ler a Bíblia tentando achar o que é pecado e o que não é. Isso é consequência de uma religião que nos torna prisioneiros do moralismo. O pecado existe sim, e é tudo aquilo que nos separa de Deus, das pessoas e do mundo com que convivemos. A dança e a bebida podem também provocar isso, mas não necessariamente. O livro da Gênesis nos ensina que Deus criou e viu que tudo era bom. A nós, humanos, deu a liberdade e o pecado é consequência do uso que fazemos dela. As coisas, em si, são boas, mas o nosso comportamento diante delas pode mudar tal equilíbrio.

78934 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook