Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que existe o uso do véu nas igrejas mais antigas?



  • Pergunta de Vanderlei, Jaú, SP
  • 4429
  • 09/03/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Comportamento - regras e costumes |


O uso do véu é um costume em alguns lugares e cada vez menos existente. Há algum tempo, na igreja católica, era normal ver as mulheres usarem um véu sobre a cabeça, sobretudo no momento da comunhão. Tal costume pode ser vista ainda hoje em algumas regiões.

Na Bíblia, conhecemos o caso da comunidade de Coríntios, contado por Paulo na sua primeira carta àquela comunidade, capítulo 11. É importante dizer, contudo, que um estudo sério deve concentrar-se no contexto histórioco da igreja de Coríntios e confrontrar historicamente os usos daquele tempo para entender o valor dos ensinamentos do apóstolo. Basicamente o uso do véu tem a ver com a submissão ao marido e precisa ser entendido neste contexto sobretudo quando lemos 1Coríntios. Naquele tempo, tanto entre os judeus quanto entre outros povos, era escandaloso uma mulher mostrar-se em público com a cabeça descoberta. E, sendo a comunidade um lugar público, a mulher se apresentava nos encontros com a cabeça coberta por um véu. Esse costume, todavia, não existia entre os gregos e muito menos em Coríntios, cidade famosa pelos costumes livres. É por isso que na sua carta, Paulo sublinha a importância de uma boa conduta ética, da ordem e da espiritualidade.

O argumento poderia ser estendido, para que entendêssemos o uso do véu também na Igreja, ao véu usado pelas mulheres muçulmanas. No Korão é evidente que o uso do véu tem a ver com a dignidade da mulher do ponto de vista do marido (Sura XXIV An-Nûr).

Quando você se refere às “igrejas mais antigas” talvez tenha em mente as igrejas do Médio Oriente. O uso do véu nesses locais não é obrigatório. Todavia as mulheres daqueles locais são acostumadas com esse indumento, visto que suas vizinhas muçulmanas o usam. E não descarto que, além de fazer parte da tradição, o uso pode ter um significado de respeito, uma influência que pode também derivar do costume judaico de cobrir a cabeça, quando estão diante de Deus, sinal de reconhecimento do próprio limite e pequenês diante do divino.



Leia outras respostas sobre esse assunto

Gostaria de saber sobre a que se refere Paulo quando diz sobre o véu da mulher e sobre a vestidura na qual a mulher tem que ter e sobre cortar os cabelos. obrigada!


Meu nome é Marcia, comecei há pouco tempo a ler a Bíblia. Não estou estudando ainda, mas um tema está me chamando a atenção. O véu na cabeça das mulheres é obrigatório? Onde fala sobre isso? e tem cores pra esse véu?

4429 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook