Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que os Babilônicos levaram não apenas os utensílios e vasos da casa de Deus, mas levaram tambem o seu povo?



  • Pergunta de Rosilane, Manaus
  • 2311
  • 27/02/2013
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Exílio babilônico |


Olá Rosilane de Manaus / AM!

 

Para podermos responder e entender a pergunta, teremos que conhecer um pouco das técnicas de conquista dos povos antigos.

Os Assírios, por exemplo, tinham fama de sanguinários, liquidavam com crueldade as populações nas guerras para não incomodarem mais.

Os Babilônios além de levar as riquezas em ouro, prata e outros objetos valiosos, dos templos, palácios e casas, faziam as chamadas trocas de populações, para que estes povos conquistados tivessem dificuldades em organizarem-se novamente. Assim quem permaneceu em Israel, no exílio Babilônico foram os velhos, os aleijados, cegos os inúteis. As pessoas ainda aptas ao serviço ou com profissões definidas eram levadas embora. No lugar destas populações chegavam outros povos conquistados. Exemplo dos Samaritanos, que tomaram o lugar dos deportados para a Babilônia como não eram judeus foram sempre desprezados pelos judeus em Israel.

Outros povos em suas conquistas destruíam tudo, o que pudesse ser utilizados para as cidades se reestruturarem. Muitas vezes todas as árvores eram cortadas, exemplo, figueiras, oliveiras, tamareiras etc. Assim imaginavam que estas populações demorassem mais para se reerguerem e produzirem alimentos.

2311 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook