Uma janela sobre o mundo bíblico

João Batista era nazireu? Era casado? Fez a circuncisão? Pregava no deserto pra quem? Quantos anos ele tinha quando foi decapitado? Ele não conhecia Jesus?



  • Pergunta de alex, Registro
  • 36522
  • 13/03/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Nazireus | João Batista |


Tudo o que sabemos sobre João Batista é contado pelos evangelhos. É o precursor de Cristo, aquele que liga a Antiga Aliança com a Nova, o último dos profetas, que anuncia a chegada do Messias: “eis o Cordeiro de Deus...” (João 1,29), a Boa Nova definitiva, esperança de cada profeta do Antigo Testamento.

Através dos evangelhos sabemos que ele era filho de Zacarias e Isabel, que o ganharam quando já eram anciãos. Isso testemunha a aspecto extraordinário de João (veja Lucas 1)

Marcos 1,4-6 diz: João Batista esteve no deserto proclamando um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados. E iam até ele toda a região da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando seus pecados. João se vestia de pelos de camelo e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre.

Essas informações servem para tratar da questão inerente ao nazireato. Nazireu era uma pessoa consagrada a Deus, com a promessa de seguir alguns preceitos de vida. É Números 6 que fala sobre esse voto. Assim é dito: abster-se-á de vinho e de bebidas fermentadas, não beberá vinagre de vinho ou de bebidas fermentadas, nem tomará suco algum de uvas, e não comerá uvas frescas ou secas. (...) Durante o tempo de seu nazireato não rapará a cabeça com navalha; até que se cumpra o tempo pelo qual se consagrou a Iahweh será consagrado e deixará crescer libremente a sua cabeleira. Não tenho certeza que as informações que temos bastam para dizer que João fez esse voto. Além do mais, o texto de Números diz que se trata de um voto temporário. De fato há um ritual, descrito nos versículos 13 seguintes, para o dia em que findar o voto (veja o voto de Paulo em Atos 18,18). Normalmente se diz que Sansão era nazireu.

Provavelmente não era casado. Não temos nenhuma informação sobre isso.

Com certeza João Batista foi circuncidado. Além de ser um rito habitual entre os judeus, a informação é transmitida também por Lucas 1,59: No oitavo dia, foram circuncidar o menino....

O deserto, em Israel, não condiz com a nossa visão costumeira de deserto. Ela é normalmente ligada com o Saara, os desertos africanos ou aqueles extremos. Israel é uma terra pequena e, por exemplo, a 5 quilômetros de Jerusalém, logo na periferia, começa o deserto. Ou seja, o deserto fica muito próximo da vida cotidiana. Por isso, mesmo vivendo no deserto, João podia ser escutado pelas pessoas, que, curiosas, vinham até ele.

Quanta a sua idade, sabemos, graças a Lucas, que ele nasceu quando Maria estava grávida de Jesus. O mesmo evangelista (3,19) conta que ele foi preso por Herodes Antipas, por causa de Herodíades, mulher do seu irmão. João condenou a Herodes, que convivia com a cunhada. Para satisfazer o pedido da filha da cunhada, Salomé, mandou matar a João. Isso aconteceu durante o ministério de Jesus, que iniciou quando tinha mais ou menos 30 anos. Portanto João Batista morreu com cerca de 30 anos.

Jesus foi batizado por João no Rio Jordão (Mateus 3,13 seguintes). Portanto eles se conheceram.

36522 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook