Uma janela sobre o mundo bíblico

As 7 igrejas da Ásia ainda existem?



  • Pergunta de Vanderlei, Itú
  • 27172
  • 12/03/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Simbolismo | Apocalipse


7 igrejas do ApocalipseO Apocalipse, nos capítulos 2 e 3, apresenta as cartas às 7 igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. O ressuscitado dita as cartas aos anjos dessas igrejas. As mensagens de cada carta contém exortações, correções, profecias e promessas.

Geograficamente, essas comunidades se encontravam na Ásia Menor, na atual Turquia. Infelizmente não conheço bem a realidade religiosa daquela região. De qualquer forma a vida dos cristãos católicos, sobre quem tenho maiores informações, não é fácil. Em Tarso, por exemplo, há somente uma comunidade com 3 religiosas. No país a maioria é muçulmana. Os cristãos, embora possam professar a própria fé, normalmente sofrem alguma forma de descriminação. Prova disso é que a maioria é gente pobre. Portanto, as igrejas dessas cidades, que até mudaram de nome ou não existem mais (Éfeso, Esmirna, Bergama, Akhisar, Sardes, Filadelfia e Laodiceia não existem mais), se existem, são pouco expressivas.

Apesar da realidade geográfica, a mensagem do Apocalipse transcende a situação física da realidade turca. De fato a mensagem das cartas às 7 igrejas continua valendo para nós hoje. As palavras ali escritas mostram quais podem ser os pontos fracos de nossas comunidade e de nós mesmos e nos convocam para que sejam corrigidos. Isso é confirmado pelo simbolismo que engloba o número 7. De fato o uso deste número testemunha a vontade do autor do Apocalipse de falar da universalidade da igreja e não apenas de 7 igrejas particulares.

27172 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook