Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que o dia da morte de Jesus é celebrado sempre numa sexta-feira? Existe uma data no calendário hebraico para nos guiar?



  • Pergunta de Erivsldo, Salvador
  • 2665
  • 29/03/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Páscoa |


A Páscoa é celebrada sempre no primeiro domingo depois da lua cheia que acontece a partir de 21 de março, quando no hemisfério norte começa a primavera e no sul o outono. A morte de Cristo é celebrada na sexta que antecede esse domingo. Trata-se simplesmente de uma memória e não de uma data exata.

A festa da páscoa cristã é móvel, dependendo da lua. Ela coincide sempre com o primeiro domingo depois da primeira lua cheia que segue o início do outono no Brasil (da primavera no hemisfério norte), dia 21 de março. Foi um sistema determinado há muito tempo, no concílio de Nicéia, no IV século depois de Cristo. Traduzindo numa linguagem mais objetiva, a páscoa cristã pode cair entre os dias 22 de março e 25 de abril. Se no dia 21 de março for sábado e tiver lua cheia, domingo, dia 22, será Páscoa. Invés se no dia 20 de março é lua cheia, precisa esperar a próxima, que será dia 18 de abril. Se esse dia 18 de abril é domingo, a páscoa se celebra no domingo seguinte, dia 25 de abril. Trata-se simplesmente de uma convenção.

Você tem razão, a respeito da data da morte de Jesus, que teria acontecido durante a páscoa celebrada pelos judeus. Todavia não é tão simples assim determinar que dia foi aquele, pois também para os judeus a data da Páscoa muda a cada ano e não coincide com aquela cristã. Além disso é necessário ter presente que a Páscoa dos judeus dura 7 dias. Eles celebram sempre no dia 15 de Nisan, que nesse ano (2018) cai no dia 31 de março (primeiro dia do Pesach).

2665 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook