Uma janela sobre o mundo bíblico

Pode rezar a Via Sacra fora da quaresma e durante a semana santa até o sábado de manhã?



  • Pergunta de José Antônio Ramos, Rio Paranaíba / MG
  • 5910
  • 24/03/2013
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Via Sacra | Páscoa |


Olá José Antônio Ramos, Rio Paranaíba / MG

 A Via Sacra é um piedoso exercício de pratica de oração que comumente se faz durante a quaresma na Igreja, como preparação da Solenidade da Páscoa. Percorrem-se os últimos passos de Jesus, até a ressurreição, meditando o fato acontecido e atualizando de acordo com o tema da Campanha da fraternidade. A cada ano a CNBB, publica um texto especial para ser meditado durante a caminhada da Via Sacra. Este ano, por exemplo, o tema é os Jovens.

Entretanto esse exercício piedoso não é restrito apenas para a quaresma e semana Santa. Poderá ser feita em qualquer época do ano.

Muito comum ser feito em retiros de leigos ou religiosos como preparação para a confissão. Tem um sentido penitencial.

Lembro que diariamente em Jerusalém percorre a Via Doloroso, grupos de peregrinos refazendo o trajeto original do lugar da condenação de Jesus até o local da Ressurreição. Vivem a Via Sacra no mesmo lugar, cidade e caminho de Jesus. A via sacra é feita conforme os dias que os grupos de peregrinos estão em Jerusalém. Portanto em qualquer época do ano.

Observação: Por motivos de estudo bíblico vive 5 anos no Studium Biblicum Franciscanum, Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueológica dos Franciscanos na velha Jerusalém. Meu quarto estava no segundo andar no prédio junto a Via Dolorosa, onde os grupos de peregrinos iniciavam a Via Sacra. Praticamente todos os dias e varias vezes ao dia, se ouvia os cantos que davam início a Via Sacra, nas mais variadas línguas.

Também todas as sextas feiras do ano os frei franciscanos, na velha Jerusalém fazem a Via Sacra, percorrendo a Via Dolorosa. Sempre existe uma grande participação de peregrinos. As orações são feitas em Latim, Italiano, francês e inglês.

5910 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook