Uma janela sobre o mundo bíblico

Explique, com palavras fáceis, o que quer dizer "cordeiro de Deus que dira o pecado do mundo" e "dai-nos a paz". Eu sei que cordeiro é um animal...



  • Pergunta de , Caxias do Sul
  • 12851
  • 25/03/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Cordeiro | Sacrifício |


No Antigo Testamento, antes que Jesus nascesse e também durante o seu tempo, os judeus ofereciam sacrifícios a Deus. Esses sacrifícios podiam ser ofertas de produtos da terra ou animais, sobretudo o cordeiro, que é uma filhote de ovelha. No templo, grande construção que havia em Jerusalém no tempo de Cristo, toda manhã e tarde eram sacrificados um cordeiro para a remissão do pecado, para o perdão do pecado do povo.

Desde o Antigo Testamento se esperava o Messias que tirasse o pecado do mundo. Cresceu a certeza que o Messias seria alguém que se sacrificaria para o perdão dos pecados (veja Isaías 53,10). Também Jeremias (junto com Isaías) profetizou que o messias seria como um cordeiro conduzido ao sacrifício (Jeremias 11,19; Isaías 53,7).

Foi por isso que os escritores do Novo Testamento (os evangelhos, os escritos de Paulo, carta aos Hebreus) viram em Cristo o sacrifício definitivo oferecido a Deus pelo perdão dos nossos pecados. Jesus é o sacrifício perfeito, o sacrifício definitivo: não é mais necessário oferecer cordeiros, pois Jesus é o sacrifício perfeito e definitivo (Romanos 8,3; Hebreus 10).

Portanto, quando na missa, antes da comunhão, se diz "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo", estamos evocando uma frase dita por João Batista, quando viu Jesus (João 1) e estamos também lembrando que Jesus, com o seu sacrifício na cruz, purificou-nos do nosso pecado.

O pedido da paz ("dai-nos a paz") é o desejo que se realize a situação típica da ausência de pecado, a paz: falta de toda divisão e presença de harmonia.

12851 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook