Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de entender a cronologia antes de Cristo. Por exemplo, a fundação de Roma foi em 753 aC e Jesus nasceu neste ano?



  • Pergunta de Roberto Pereira, Rio de Janeiro
  • 79166
  • 06/04/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Cronologia bíblica |


Para nós, que lidamos com o estudo da Bíblia, parece uma questão simples demais a divisão do tempo em Antes de Cristo e Depois de Cristo. Mas, na minha experiência, pude constatar que é uma questão muito difícil de entrar nas nossas cabeças. Temos que fazer um esforço e pensar que existiu um período antes que Cristo nascesse e outro depois. O calendário gregoriano, que a maioria segue, estabelece que Jesus nasceu no ano zero. A partir daí começa a crescer os números dos anos: Cristo morreu no ano 33, Roma consquistou Jerusalém no ano 70, o Brasil foi descoberto em 1500 e agora estamos em 2013. Nos anos imediatamente depois de Cristo se acrescenta a sigla "d.C.", para ficar claro que estamos no período depois do nascimento de Jesus.

Se Jesus nasceu no ano 1, tudo o que aconteceu antes vai para trás, fica negativo. É por isso que, por exemplo, se diz que Herodes começou a governar no ano -37 ou simplesmente "37 antes de Cristo" - abreviado: 37 a.C. e Roma foi fundada em 753 antes de Cristo, isto é, 753 anos antes que Jesus viesse ao mundo. Há algum tempo fiz essa imagem para deixar essa explicação mais claro.

 Como muitos não creem em Cristo e para eles, obviamente, Cristo não representa a centralidade da história, há muitos que invés de usarem as siglas "aC" ou "dC" usam "antes da era comum" ou "depois da era comum", respectivamente.

79166 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook