Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber sobre a vida de Cornélio.



  • Pergunta de Lenilde da Silva Santos Costa, Osasco / SP
  • 75285
  • 25/04/2013
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Cornélio |


 Olá Lenilde da Silva Santos Costa de Osaco / SP!

 

Este personagem Bíblico encontramos no Novo Testamento em especial na narrativa dos Aos dos Apóstolos. Cornélio é considerado o primeiro pagão que através de sua conversão ao senhor Jesus foi salvo.

No livro escrito por Lucas Os Atos dos Apóstolos At.10,1-6 encontramos a história se sua conversão:

10, 1 Um homem em Cesaréia, por nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana, 2 piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus, 3 cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio! 4 Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; 5 agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; 6 este se acha hospedado com um certo Simão, curtidor, cuja casa fica à beira-mar. (Ele te dirá o que deves fazer.) (Atos dos Apóstolos 10,1-6) Biblia Almeida.

Esta é a história da primeira conversão de um pagão (aquele que não é judeu) narrada na Bíblia. A narrativa mostra como Deus dispensou a sua Graça na salvação a Cornélio. Esta história mostra que salvação e dada por Deus a todos, não importa quem seja, basta procurar de coração sincero.

Cornélio um centurião Romano na Palestina.

Cornélio era um centurião romano oriundo da nobreza romana, a serviço do Império Romano na Palestina, que se fixará em Cesárea. Era um comandante de cem soldados daquela divisão do exército romano, assim estava organizavam os Romanos seus contingentes militares. Apesar de estar a serviço do Imperador era conhecido como homem temente a Deus, o Deus de Israel o atraia. Cornélio se tornara um prosélito, se aproximava do Judaísmo passava olhar com bons olhos os judeus. Cornélio era considerado um pagão convertido ao judaísmo. O texto nos indica aspectos de sua personalidade. Passa a ser conhecido por suas esmolas e por suas orações, duas qualidades vividas na religião judaica.

As características espirituais de Cornélio eram:

Um homem extremamente piedoso. Seguia o que a lei judaica pedia. Era um homem temente a Deus. Toda a sua casa o acompanhava ele e honravam a Deus. O texto dos Atos dos Apóstolos aponta como um homem generoso. Socorria com esmolas os pobres. Considerado por todos como um homem justo. Vejam o versículo 22

“22-Responderam lhe eles: o centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus a quem e toda a nação judaica, presta bom testemunho...” (Atos dos Apóstolos 10,22) Bíblia de Jerusalém.

Ele procurava ser correto em todas as suas atitudes a ser tomadas como centurião Romano. Cornélio não se descuidava da oração. Rejeitava os deuses pagãos cultuado no Império: Júpiter, Juno, Vênus, mas era obediente ao Deus verdadeiro.

A narrativa dos Atos continua narrando aspectos da vida de Cornélio: Por causa de Cornélio a sua família e seus amigos receberam a salvação e a presença de Deus. Cornélio creu no Evangelho. Cornélio e todos os que ouviam a palavra foram salvos. Cornélio foi batizado nas águas. Passou a ser uma nova criatura em Cristo Jesus. Seu passado foi sepultado.

Conclusão: Na conversão de Cornélio, centurião do exército romano sediado na Palestina, encontramos o ensinamento que se abrirmos o coração para Deus seremos salvo. Deus pode salvar a todos que O buscam verdadeiramente.

75285 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook