Uma janela sobre o mundo bíblico

Em 1 Reis 3,16-28 fala do julgamento das duas mulheres prostituta e duas crianças. Gostaria de saber se, depois do julgamento, existe algum relato na Bíblia que falam desses personagens.



  • Pergunta de Franklin Lima de Nascimento, Belford Roxo
  • 48257
  • 30/04/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Sabedoria | Salomão |


Essa narração, muito famosa, contada em 1Reis 3, sublinha a sabedoria do rei salomão, que foi um presente divino, depois da oração feita por Salomão: "Dá a teu servo um coração cheio de julgamento para governar teu povo e para discernir entre o bem e o mal, pois quem poderia governar o teu povo que é tão numeroso?" (1Reis 3,9).

No episódio que você menciona, Salomão consegue descobrir quem é a verdadeira mãe de uma criança disputada por duas mulheres. Salomão ordena que a criança seja "cortada em duas partes e metade dada a uma mulher e metade a outra". Uma disse então ao rei: "que lhe seja dado então o menino vivo, não o matem de modo nenhum!". Salomão, por causa da atitude dessa mulher, entendeu que ela era a verdadeira mãe, pois o que lhe importava era que a criança continuasse viva, mesmo se não pudesse ficar com ela. No final se diz que todo Israel ficou admirado com o rei "pois viram que possuía uma sabedoria divina para fazer justiça".

Como as mulheres dessa narração, há tantos personagens que aparecem na Bíblia e dos quais não sabemos nada; aparecem e desaparecem. Nada mais é dito das 2 mulheres e da criança. Ficou na história só a fama da sabedoria de Salomão. E era esse o objetivo da narração bíblica.

O mesmo, às vezes, acontece com personagens mais importantes. Em alguns desses casos, a falta de informação sobre eles na Bíblia fez com que a tradição sucessiva criasse livros que contavam a sua história. Muitos apócrifos que narram a biografia de personagens bíblicos (Enoque, Maria Madalena, os apóstolos, José esposo de Maria, etc.) nasceram dentro desse contexto.

48257 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook