Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual foi a ordem que Deus deu abraão?



  • Pergunta de Raelle, Fortaleza
  • 9743
  • 03/05/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Abraão |


A vida de Abraão é marcada pela fé, como lembra Paulo em Romanos 4. A vida do primeiro patriarca, nosso pai na fé, é contada a partir de Gênesis 11 e vai até o capítulo 25. No capítulo 12, quando começa o assim chamado "ciclo de Abrarão", logo no início, aparece a primeira "ordem" que Iahweh dá a Abraão:

"Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei. Eu farei de ti um grande povo, eu te abençoarei, engrandecerei teu nome; sê uma bênção!".

Deus pede à Abraão que deixe sua terra, Harã e a terra que mostrará é Canaã, onde nascerá Israel, o grande povo que nasce da obediência de Abraão ao chamado divino.

Durante a vida do patriarca, há outro elemento determinante, que é contado em Gênesis 22, ou seja, o sacrifício de Isaac. Deus diz a Abraão:

"Toma teu filho, teu único, que amas, Isaac, e vai à terra de Moriá, e lá o oferecerás em holocausto sobre uma montanha que eu te indicarei".

No final Abraão não precisa fazer tal sacrifício, pois se tratava somente de uma prova de Deus, que queria "testar" a fé do seu servo.

9743 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook