Uma janela sobre o mundo bíblico

Quando fazemos o sinal da cruz crucificamos Cristo mais uma vez! E quando temos uma imagem de Cristo no computador, por exemplo, o crucificamos de novo?



  • Pergunta de Thaisa S., Curitiba - PR
  • 2140
  • 08/05/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Imagens |


Obviamente essa sua colocação, que Cristo é crucificado por quem faz o sinal da cruz, é influenciada pela sua orientação cristã. Para a maioria dos cristãos essa colocação é absurda, pois com o gesto do sinal da cruz pensa de exprimir um gesto que o identifica, que revela a própria identidade, além de revelar aspectos teológicos, tais como a Trinidade divina.

Para nós católicos, as imagens religiosas são recordação de uma pessoa, seja Jesus que um dos santos. É um paralelo das fotos que temos de nossos parentes e amigos, que representam a nossa estima em relação a eles. Na prática religiosa há excessos, que todavia não representam o pensamento teológico e as pessoas que os praticam precisam ser orientadas.

Em relação à Bíblia, as passagens bíblicas do Antigo Testamento que falam contra o uso das imagens não tem nenhuma relação com as imagens usadas pelos católicos. Os hebreus eram condenados pelo fato de adorar deuses estrangeiros, que eram antagonistas do único Deus, Yahweh. Os santos, invés, concorrem para a exaltação do único Deus e não devem, absolutamente, tomar o Seu lugar.

2140 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook