Uma janela sobre o mundo bíblico

Quen escreveu o livro dos Atos dos Apóstolos?



  • Pergunta de Alexandro Oliveira dos Santos, Salvador
  • 2334
  • 03/06/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Atos dos Apóstolos | Lucas |


Esse livro, que vem logo depois dos 4 evangelhos e conta o início da igreja, logo após a morte de Jesus, foi escrito por Lucas, o mesmo autor do III evangelo. Inclusive parece que antigamente, os dois livros fossem uma mesma obra, com duas partes. 

Identificar o autor é fácil por causa do prólogo do livro, da sua introdução, além das semelhanças literárias. A introdução de Atos dos Apóstolos fala do Evangelho de Lucas como o "primeiro livro", do qual é resumido o conteúdo e retomado os últimos acontecimentos lá relatados (aparição de Jesus ressuscitado e ascensão). Além disso, o autor se dirige a um certo "Teófilo", seja no Evangelho (Lucas 1,1-4) que em Atos (1,1) - veja os primeiros versículos de Atos.

Lucas não foi um apóstolo, mas um companheiro de Paulo (veja Colossenses 4,14), que quis escrever "após acurada investigação de tudo desde o princípio" a história do início do cristianismo" (Lucas 1,3).

Lucas é de origem pagã, provavelmente de Antioquia, na Síria. Era um judeu, mas muito influenciado pelo mundo grego, conhecedor da hitória bíblica e da vida judaica. Era também um médico.

2334 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook