Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem foi Paulo?



  • Pergunta de Pedro, Beberibe
  • 46225
  • 12/06/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Paulo |


Há muitas respostas que abordam esse personagem. Por isso, deixo um convite para que você veja a lista das respostas já presentes sobre esse personagem.

Paulo é muito importante para o cristianismo, pois influenciou de forma decisiva a reflexão teológica sobre quem foi Jesus Cristo e, concretamente, foi o protagonista da difusão da mensagem cristã no mundo fora de Israel, no primeiro século da nossa era, logo após a morte de Cristo.

Ele não foi um apóstolo de Cristo, não conviveu com Jesus, embora fosse seu contemporâneo. Era um assíduo judeu, que, no início até perseguiu os cristãos. Depois teve uma visão de Jesus e se converteu, transformando-se em "apóstolo", como ele mesmo se chama. Esses aspectos biográficos de Paulo são contados pelo livro do Novo Testamento chamado Atos dos Apóstolos, a partir do capítulo 9. Os outros capítulos desse livro, escrito por Lucas, contam como ele propagou o Evangelho, a mensagem de Cristo, entre os habitantes das atuais Turquia e Grécia, chegando até Roma, onde ele morreu. Por causa do público que evangelizou, é chamado de "apóstolo dos gentios", isto é daqueles que não eram judeus.

A particularidade de Paulo é o grande número de escritos que nos deixou. Ele costumava escrever às comunidades por onde tinha passado. E essas cartas chegaram até nós, tendo sido incluídas na Bíblia, no Novo Testamento (veja aqui sobre as cartas de Paulo). Através delas conhecemos o seu pensamento e também alguns aspectos da sua vida.

46225 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook