Uma janela sobre o mundo bíblico

Quantos e quais sáo os Evangelhos Sinóticos e em que data foram escritos?



  • Pergunta de Dulce Terezinha Agnoletto Savoldi, Mangueirinha Pr.
  • 5690
  • 03/07/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Evangelho |


Os Evangelhos Sinóticos são 3: Mateus, Marcos e Lucas. Além desses 3 evangelhos, João escreveu o quarto evangelho, que não é considerado "sinático", mas faz parte dos 4 evangelhos canônicos.

Os 3 primeiros evangelhos são ditos "sinóticos" porque têm muitos elementos em comum e pode ser que usaram fontes comuns. Apesar disso é preciso sublinhar que cada um segue um próprio projeto narrativo, com mensagens teológicas particulares e, sobretudo, com destinatários diferentes.

O Evangelho de João, o quarto que não faz parte dos evangelhos sinóticos, é muito diverso dos outros 3. Em João não existe uma preocupação com a cronologia dos fatos, mas busca ilustrar os aspectos mais profundos dos eventos da vida de Jesus. É por isso que, comparando com os sinóticos, João traz menos episódios da vida de Cristo.

A data dos evangelhos

Objetivamente não conhecemos as datas exatas dos evangelhos. Há hipóteses, mas é muito difícil dar exatamente o ano em que foram escritos. Poderíamos situar a elaboração dos 4 evangelhos num período de 50 anos, isto é, foram escritos na segunda metade do primeiro século depois de Cristo, ou seja, entre o ano 50 e o ano 100. O Evangelho de Marcos seria o mais antigo e pode ter sido escrito depois do ano 70, pois parece que conhece a destruição do Templo, ocorrido nesse ano. Nos anos 70 teria sido escrito o Evangelho de Mateus e, no mesmo período, o de Lucas, que parece conhecer já o Evangelho de Marcos. O Evangelho de João teria sido escrito por volta do ano 90.

5690 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook