Uma janela sobre o mundo bíblico

O Mateus mencionado no livro de Mateus 9,9 é o mesmo autor do livro?



  • Pergunta de Prª Heloisa, São Gonçalo
  • 3870
  • 12/09/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Mateus |


A tradição cristã atribuiu a autoria do primeiro evangelho a um dos apóstolos de Jesus, a Mateus. Esse é o mesmo Mateus chamado por Jesus para segui-lo, como contado em Mateus 9,9:

Indo adiante, viu Jesus um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "segue-me". Este, levantando-se o seguiu.

O texto, na verdade é anônimo, no sentido que não existe uma frase que diga que foi Mateus que escreveu o Evangelho. Muitos defendem a ideia de que a obra teria sido escrito por alguém que não é Mateus. Precisamos ter presente que o autor das obras antigas não era muito importante; o que contava mais era o conteúdo e muitas vezes se atribuia um texto importante a um personagem igualmente importante.

Mateus, cobrador de impostos

Mateus era um cobrador de impostos. Era uma profissão muito criticada pelos judeus, que eram dominados pelos romanos, um 'invasor'. Quem cobrava impostos trabalhava pelo estrangeiro que ocupava a terra da Palestina. Portanto não era bem quisto. Mesmo assim Jesus transcende esse preconceito e o chama.

A mensagem da vocação de Mateus é que todos podem ser chamados, não importando o estado de vida. O que importa é o que a pessoa é disposta a fazer de sua vida, a partir do momento que recebe o convite.

3870 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook