Uma janela sobre o mundo bíblico

O que um fez tentando enganar o s apóstolos e o que pedro disse a ele e o que lhe aconteceu naquele mesmo momento?



  • Pergunta de Queren, Rio de Janeiro
  • 4118
  • 11/08/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Atos dos Apóstolos |


Trata-se de uma passagem que se encontra no livro dos Atos dos Apóstolos, que narra o início da Igreja, depois da morte e ressurreição de Cristo. Depois que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos a primeira comunidade cristã era muito exemplar. diz Atos dos Apóstolos 2,44-46:

Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum: vendiam suas propriedades e bens, e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades e cada um. Dia após dia, unânimes, mostravam-se assíduos no Templo e partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração.

Tendo esse pano de fundo, no capítulo 5 dos Atos dos Apóstolos (versículos 1-11) conta-se o caso de uma fraude feita pelo casal Ananias e Safira. Esse casal vendeu uma propriedade para dar o dinheiro à comunidade. Todavia combinaram em reter para eles uma parte do dinheiro. Então Pedro lhe diz:

Ananias, porque encheu Satanás o teu coração para mentires ao Espírito Santo, retendo parte do preço do terreno? Porventura, mantendo-o não permaneceria teu e, vendido, não continuaria em teu poder? Por que, pois, concebeste em teu coração este projeto? Não foi a homens que mentiste, mas a Deus".

Os dois, depois de fato morreram.

Não sabemos sobre a historicidade deste evento. De qualquer forma traz lições muito importantes para nós. Primeiro de tudo é preciso ter presente, considerando a narração de Atos, que ninguém era obrigado a vender tudo e dar à comunidade. O erro do casal foi a mentira, quem sabe a vontade de aparecer, de mostrar-se usando uma mentira feita à Deus, pecando contra o Espírito Santo. Essas pessoas se excluem da comunidade, 'morrem', porque são falsas, enganando a Deus. Aquilo que Deus quer é um coração sincero.

4118 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook