Uma janela sobre o mundo bíblico

Sou professora de escola biblica dominical e gostaria de saber: no início, quando Caim matou Abel e partiu para a Banda do Oriente, se Adão e Eva foram os primeiros homem e mulher criados, como que quando Caim chegou na Banda do Oriente tinha já muitos povos e conheceu uma mulher e com ela se casou?



  • Pergunta de Hemily Nogueira, são paulo
  • 6709
  • 24/05/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Criação |


Hemily, posso imaginar o quanto seja difícil orientar as pessoas que são sedentas da Palavra de Deus diante desta aparente contradição bíblica. Contudo, é fundamental que uma mudança radical seja feita exatamente nestes locais, como a escola bíblica onde você ensina.

Não se assuste, mas todo biblista sabe que Adão e Eva não foram criados de um momento ao outro, num piscar de olhos, por Deus. Portanto não houve um Caim que girou pelo mundo quando ainda não existia habitantes. Ou seja, o relato bíblico não é história, no sentido que estamos acostumados a entender: não houve um dia histórico em que Deus ‘acordou’ e decidiu: “hoje vou começar a criação”. Já respondemos algumas perguntas sobre esse argumento e não quero ser repetitivo. Contudo sublinho que não estou dizendo que a Bíblia conta uma mentira: a criação é obra de Deus. Essa é a grande verdade bíblica e isto você precisa ensinar. Todavia, o como isso aconteceu nós não sabemos exatamente e nem o autor do Gênesis sabia. A Bíblia ensina verdades que ultrapassam o evento singular. O modo da Bíblia de contar a criação é uma leitura feita por alguém (ou um grupo) da origem do mundo; uma interpretação da origem do mundo. Nesta leitura o autor foi, sem dúvidas, além de inspirado por Deus, influenciado por elementos mitológicos, mas inovou, colocando Deus como criador e o homem ao centro desta obra. Cabe à ciência decifrar a origem do mundo. Fé e ciência não são dois polos contrapostos, mas se integram e se complementam.

Sei que a didática nestes momentos é muito importante, pois reconheço que, depois de séculos de ensinamento radical, onde se dizia que o homem veio do barro, não é fácil e simples dizer que as coisas não aconteceram exatamente assim. Eu sugeriria concentrar a catequese sobre o cerne da mensagem do Gênesis: que Deus é o autor da criação e que o homem, como “obra prima”, tem uma responsabilidade fundamental em relação às obras criadas e também em relação ao próprio Criador. Sei que esse processo é complexo, mas se ninguém começa, nunca iremos chegar à verdade e continuaremos a provocar escandalo. Há alguns séculos todos pensavam que o sol girava em volta da terra. Hoje, graças a muito sacrifício de cientistas, sabemos que isso não é verdade e ninguém mais briga por tal questão. E não é por esse motivo que a terra perdeu seu valor.

Sei que essa reflexão é mais humana do que bíblica, contudo é aquilo que me sai do coração. E o que mais me preocupa, repito, é que todos os biblistas têm essa teoria muito clara e infelizmente não conseguem passar tal convicção ao grande público.

Para aprofundar a reflexão, leia, por favor, as outras respostas sobre esse tema, presentes no nosso site.

6709 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook