Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a comclusão geral sobre o primeiro homicido: foi mesmo só por inveja que Caim matou Abel?



  • Pergunta de Rosany, Uberlandia
  • 3750
  • 08/04/2010
Rubens Colli

Leia mais sobre Caim |


Em 1João 3:12 está escrito: "Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão eram justas."

O primeiro homicídio e a Civilização

Caim e Abel e a sua adoração. – versos 1-5. Caim (“aquisição”) era o tipo de homem natural da terra. Sua religião era de obras, destituída de fé salvadora, de noção de pecado e de necessidade de expiação (cf. “caminho de caim” Jd. 11).

Eva estava errada com relação ao primeiro filho ao dizer “alcancei do Senhor um filho homem”. Ela talvez pensasse que Caim seria o cumprimento da promessa de Gn. 3.15, mas ironicamente, em vez de receber um salvador, recebeu um assassino, ilustrando a ignorância em que havia caído por ter confiado no conhecimento de Satanás. Quando Eva teve o segundo filho, deu-lhe o nome de Abel “vaidade”, talvez reconhecendo a seriedade da maldição.

Caim e Abel são protótipos da divisão entre ímpios e piedosos que se perpetuaria ao longo da história dos homens sobre a terra. Embora muito se afirme acerca da diferença entre as duas ofertas, o motivo principal pelo qual Deus rejeitou a oferta de Caim foi não ser uma oferta de fé (Hb. 11.4). Mesmo no período inicial do programa redentor de Deus, demonstra-se que a verdadeira salvação é pela fé (“Sem fé é impossível agradar a Deus”, Hb. 11.6).

O argumento do Senhor com Caim – versos 6-7
Assim como Deus procurou Adão e Eva quando eles pecaram, também procurou Caim. Este, no entanto, sendo protótipo do homem caído, recusou a oferta divina de reconciliação, preferindo buscar sua própria solução. As ações de Caim revelam o estado do homem irregenerado, amontoando pecado sobre pecado em sua rebelião contra Deus. A rejeição produziu rivalidade, que produziu ódio e, por fim, homicídio. Em Caim, o pecado atinge o ápice: ele começa alienando-se de Deus; a seguir, aliena-se dos outros homens, da natureza e até de si mesmo.

A primeira Civilização. Versos –16-17

Caim deixou o lugar da presença manifesta de Deus (Shekinah), acima do oriente do Éden guardado pelos querubins (3.24); “saiu [...] da presença do Senhor”, (v.16), habitando na terra de Node (“peregrinação”). Apartar-se da presença de Deus sempre implica privar-se da direção divina. “Caim conheceu intimamente sua mulher...”, uma de suas inúmeras irmãs, já que então a prole de Adão era numerosa. O filho de Caim, Enoque construiu uma cidade (A primeira civilização urbana).

3750 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook