Uma janela sobre o mundo bíblico

Gênesis 11,6 diz: "Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer". Qual era essa língua?



  • Pergunta de Valeska, Fortaleza
  • 6345
  • 05/11/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Línguas | Babel |


Essa passagem se encontra dentro do contexto da história da Torre de Babel (Gênesis 11,1-9), uma narração mitológica que explica o nascimento das línguas como um castigo que Deus dá ao povo por um pecado coletivo: a vontade de querer construir uma torre que "chegue até os céus". Essa falta será sanada somente com a Morte e Ressurreição de Cristo, com a vinda do Espírito Santo, o Pentecostes (Atos,2,5-12), onde todos entendiam todas as línguas - veja também a "Assembleia das Nações no céu", de Apocalipse 7,9-10).

Saber qual era essa língua úncia falada é algo impossível, pois o texto tem traços mitológicos e não fala de uma realidade objetiva. A linguagem, como falam os espertos, passou por um longo processo de evolução, começando com gestos, passando pelos sons desenvolvidos em linguagem falada a partir do Homo Sapiens moderno, há cerca de 100 mil anos. Não é fácil estabelecer a língua original. Provavelmente cada região criou a sua própria língua que deram origem a cerca de 6 mil línguas existentes hoje.

6345 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook