Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber Qual o significado da frase de Mateus 1,18: Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Se possível esclarecer também o versículo 19, quando fala de José que não queria difamá-la.



  • Pergunta de Teodoro Martins de Araújo, SP/SP
  • 54071
  • 10/11/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Maria, mãe de Jesus |


Esse versículo conta como foi o concebimento de Jesus, por obra do Espírito Santo. E, nesse contexto, Mateus diz que Maria era casada com José, mas ainda não moravam juntos. Lucas 1,26-38 conta essa história de forma mais detalhada.

Para entender o quadro descrito pelos dois evangelistas (Maria casada, mas ainda não morando com José) precisa considerar os costumes daquela época. Primeiro de tudo precisamos ter presente que o casamento não era uma escolha individual, pessoal, mas fruto de acordos entre as famílias. A menina era prometida a um menino, às vezes já na época do nascimento. A promessa significava já o casamento, embora ainda não morassem juntos. Foi isso o que aconteceu entre Maria e José: um era destinado ao outro, embora ainda não convivessem. Isso significa que Maria era já casada, embora não morasse com seu marido.

É fácil imaginar o escândalo que podia provocar uma mãe solteira naquele tempo: José, vendo Maria grávida, sabia bem que o filho que Maria trazia no seu ventre não era seu e por isso podia denunciá-la diante do sacerdote, segundo Números 5,11-31. José, sendo justo e conhecendo a integridade da sua prometida esposa, não quer que Maria seja tida como uma infiel, incorrendo inclusive na pena de apedrejamento (veja Deuteronômio 22,20s) e não a acusa diante do sacerdote. Mas mesmo assim, como era seu direito, queria repudiá-la, isto é, queria separar-se dela, não a queria mais como esposa. Todavia, aparece a ele o anjo em sonho e lhe diz que o menino é obra do Espírito Santo e que ele não deve temer em receber Maria em sua casa. José então decide voltar atrás e casar-se com Maria (Mateus 1,18-25).

54071 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook