Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de tirar uma dúvida, minha mãe tem 10 filhos , cinco antes de aceitar Jesus e 5 depois, na igreja dela a uma “profecia” que todo a criança que nasce deve ser levada ao profeta para "jesus " colocar o nome através de uma profecia entregue pelo profeta ali na hora, isso aconteceu com os cincos filho que nasceram depois, Ruben, Teofilo, Hulda, Salomão e Pedro, hoje todos estão desviados e não gostam dos nomes que tem, pergunta: A Bíblia manda fazer isso? Tenho que por o nome dos meus filhos dessa forma?



  • Pergunta de Vantuir Santos, Viamao RS
  • 2734
  • 20/11/2013
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Nomes |


Olá Vantuir Santos, de Viamão RS!

 Histórias de escolha do nome dos filhos têm muitas. Vou tentar colocar em forma resumida o que penso baseado na observação dos fatos presenciados em minha vida.

- O nome dos filhos é justo e não tem dúvidas que os pais têm o direito de escolher. A Bíblia não manda colocar nome seus personagens aos filhos.

 Para escolha dos nomes temos as mais diversas informações, coloco algumas.

 - Alguns pais querem homenagear algum avô ou pessoa ligada a família e então escolhem o nome destas pessoas.

- Outros pais preferem dar o seu próprio nome e acrescenta Junior.

- Outros em dar o nome de personalidades ligadas com o seu mundo religioso. Caso os evangélicos, escolhem com muita frequência nomes bíblicos. Daniel, Jonas, Salomão, Pedro etc...

- Os católicos escolhem nome de santos: Maria, José , João etc.

- Os judeus nomes bíblicos: Davi, Salomão, Naum, Ezequiel, Isaías etc..

- Os muçulmanos escolhem nomes de personalidades de seu mundo religioso. Moamed etc...

- Alguns pais preferem dar o nome de personalidades atuais: Daiane, Ronaldo, Airton, etc...

 Problemas com os nomes:

 Alguns rejeitam os nomes que os pais, na melhor das intenções lhes deram de criança e quando se tornam adultos, rejeitam estes nomes, pois para eles não significa mais nada. Exemplo dos nomes de personagens da Bíblia, colocados nos nomes de teus familiares, os caminhos que seguiram foram outros se desviaram dos ensinamentos dos pais e passaram a não gostar dos seus próprios nomes.

 Origem destes problemas:

 Muitos Pastores querem impor aos pais o nome das crianças. Os pais por receio, ou respeito aceitam a sugestão do Pastor.

Na Igreja católica sabemos de tantas histórias de padres que só realizavam o Batismo das crianças se os pais colocavam o nome de algum santo: Antônio, Pedro, José etc. Das meninas deveria ter Maria, no início ou como segundo nome.

Muitos até batizavam com o nome imposto pelo padre e depois registravam no civil com outro nome. Sabemos de tantos casos que na hora de perda do registro civil, ou aposentadoria, para se ter uma prova para refazer o registro de nascimento não se localizava mais a pessoa, pois o nome de batismo dado a criança os pais não recordavam mais.

Conclusão:  A Biblia não impõe nome para ninguém. E nem quer que você coloque o nome de seu filho por imposição de alguém. Caso contrário acontece fato semelhante ao de tua família os 5 irmãos com nomes indicados pelo profeta, (Ruben, Teófilo, Hulda, Salomão e Pedro) nomes bíblicos não significavam mais nada quando se tornam adultos e se desviaram da Igreja.

2734 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook