Uma janela sobre o mundo bíblico

Gênesis 30 cita a palavra mandrágora. Do que se trata?



  • Pergunta de Marcos Nerone, São Paulo / SP
  • 75105
  • 27/11/2013
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Flores |


Olá Marcos Nerone de São Paulo / SP!!

 Encontramos a palavra mandrágora em vários textos bíblicos. Este texto da pergunta Gênesis 30,14. fala da flor mandrágora vejamos:

14Tendo chegado o tempo da ceifa do trigo, Rúben encontrou nos campos mandrágoras , que trouxe para sua mãe Lia... (Gênesis 30,14ss) Bíblia de Jerusalém.

Mandrágora é uma planta cujo nome em hebraico é formado pela raiz de “amor” e os antigos habitantes da região atribuíam propriedade afrodisíacas. A tradição popular colocou este fruto em relação ao nascimento de José.

Outro texto Bíblico fala:

“As mandrágoras exalam seu perfume; a nossa portas há de todos os: frutos, novos e frutos secos, que eu tinha guardado meu amado para ti”.(Cântico dos Canticos 7,13) Bíblia de Jerusalém.

Que planta seria a Mandrágora?

É considerada uma planta venenosa da família das solanáceas, a mandrágora (Mandragora officinarum) contém elementos como os alcalóides, a atropina e a escopolamina. Encontrada na região do Mediterrâneo e tida como nativa deste lugar.

Praticamente não possui caule, se compõe de uma roseta de folhas circulares, e em sua parte central se contrapõe as hastes das flores, cuja cor vai entre o violeta e o azul. Possui uma raiz central bifurcada relativamente grossa e carnuda. E tida pelos curandeiros e feiticeiros como erva afrodisíaca.

As mandrágoras adquirem uma conotação especial, pois tem origem na palavra (dudhaim) formada pela mesma raiz de “amor”. Ainda hoje em muitas partes do Oriente Médio, esta planta é considerada como afrodisíaca e capaz de excitar o amor e aumentar a fertilidade humana.

 

 Foto: Mandrágora com Flores e raízes. Planta nativa da região do Mediterrâneo.

75105 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook