Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que o profeta Jeremias, nas suas Lamentações, do capítulo 1 ao 5, cita as tais Lamentações usando o alfabeto hebraico?



  • Pergunta de Luana Kadja, Natal
  • 8272
  • 05/12/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Lamentações |


O Livro das Lamentações, atribuído ao Profeta Jeremias, aparece logo depois do livro de Jeremias e se compõe de 5 lamentações, uma por capítulo. Em hebraico, a língua na qual foi escrito, o título do livro é uma exclamação de luto ('ekah), pois trata-se de textos poéticos que lamentam a destruição de Jerusalém feita pelos babiloneses. O livro é um apelo ao retorno à lealdade da Aliança do povo com Yahweh e condena a idolatria, a exploração dos fortes contra os fracos e a observância hipócrita dos rituais.

A questão que você pões sobre as letras do alfabeto hebraico que estão na margem do texto ou no início de alguns versículos e meramente poética. Não há um significado particular para a mensagem do texto. Era um recurso literário em voga naquele tempo e o poeta "se divertia" em usá-lo. É um modo que ele encontra para dizer que é um bom poeta.

Esse recurso aparece também nos assim chamados "Salmos Alfabéticos", como o 119.

O autor é Jeremias?

O autor desse livrinho não é conhecido. Há muito tempo se atribui o escrito ao profeta, mas é provável que não seja assim. A tradição nasce a partir do texto grego, a LXX, que antes do início da primeira poesia coloca a seguinte introdução ao livro:

Aconteceu que, depois da redução de Israel ao cativeiro e de Jerusalém a deserto, o profeta jeremias sentou-se chorando; ele proferiu esta lamentação sobre Jerusalém e disse.

Essa introdução, além de aparecer na Setenta (Septuaginta - LXX), foi colocada também na Vulgada, a tradução antiga em latim. Hoje, nas bíblias traduzidas diretamente do hebraico, não aparece mais.

8272 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook