Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a mulher que chamou Deus de mentiroso em Gênesis?



  • Pergunta de Rodrigo Silva Carvalho, São João dos Patos, MA
  • 3603
  • 19/12/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Abraão | Isaac |


Provavelmente a sua pergunta nos conduz à Sara, a esposa de Abraão. Ao casal já velho, Deus promete um filho. Em Mambré, em Gênesis 18, aparece Yahweh a Abraão e assim diz o texto:

"voltarei a ti no próximo ano; então tua mulher Sara terá um filho". Sara escutava, na entrada da tenda, atrás dele. Ora Abraão e Sara eram velhos, de idade avançaada, e Sara deixara de ter o que têm as mulheres. Riu-se, pois Sara no seu íntimo, dizendo: "Agora que estou velha e velho também está o meu senhor, terei ainda prazer?" Mas Iahweh disse a Abraão: "Por que se ri Sara dizendo: 'Será verdade que vou dar à luz agora que sou velha?' Acaso existe algo de tão maravilhoso para Iahweh? Na mesma estação, no próximo ano, voltarei a ti, e Sara terá um filho." (Gênesis 18,10-14).

Sara em seguida dará à luz Isaac, forma abreviada de Yçhq-El, que significa: "Que Deus sorria, seja favorável" ou "sorriu, mostrou-se favorável".

É importante notar que o "sorriso" duvidoso de Sara é acompanhado pela mesma atitude de Abraão, contada no capítulo anterior (Gênesis 17,17) e também de Ismael (Gênesis 21,9), filho de Abraão com sua escrava Agar.

Não esqueçamos do paralelo existente entre esse "anúncio de nascimento" de Isaac com o anúncio feito a Maria, mãe de Jesus, em Nazaré.

3603 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook