Uma janela sobre o mundo bíblico

Quero saber onde está escrito que "Cristo ressuscitou e foi a região dos Hades...e muitos daqueles espiritos (mortos) foram vistos por muitos em Jerusalem.



  • Pergunta de Angelia, São Paulo
  • 22080
  • 15/07/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Ressurreição |


Não existe uma passagem que diga literalmente a frase que você citou. Talvez a frase mais comum está presente no Creio (Symbolum apostolicum), que é uma síntese da fé cristã: Foi crucificado, morto e sepultado - desceu a mansão dos mortos - ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus

Essa profissão de fé tem bases bíblicas. A passagem mais citada se encontra em 1Pedro 3,18-20: (19)De fato, o próprio Cristo morreu uma vez por todas pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de os conduzir a Deus. Ele sofreu a morte em seu corpo, mas recebeu vida pelo Espírito. (19) Foi então que ele proclamou a vitória, inclusive para os espíritos aprisionados; (20) falo das pessoas que foram rebeldes outrora, nos tempos de Noé, quando Deus demorava para castigar o mundo. Enquanto isso, Noé construía a arca, na qual somente oito pessoas foram salvas por meio da água.

Há outras passagens que mencionam esse fato.
Mateus 12,40: Pois, como Jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites, assim ficará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra.
Atos dos Apóstolos 2,24: Mas Deus o ressuscitou, libertando-o das angústias do Hades, pois não era possível que ele fosse retido em seu poder.
Efésios 4,9-10: O que significa “subiu”, senão que ele também desceu às profundezas da terra? O que desceu é também o que subiu acima de todos os céus, a fim de plenificar todas as coisas.
Hebreus 13,20: O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande pastor das ovelhas...

A Tradição recorda esse fato no Sábado Santo, véspera da Páscoa. Numa homilia, um anônimo do IV século diz: O que aconteceu? Hoje sobre a terra tem um grande silêncio, pois o rei dorme: a terra ficou admirada e quieta, pois o Deus feito carne dormiu e acordou aqueles que há séculos dormiam. Deus morreu na carne e desceu a tremer o reino das profundezas...

Esse tema se faz muito presente na teologia e liturgia cristã do Oriente. O Ícon da anástasis, a ressurreição, mostra sempre Cristo que desce às profundezas da terra. Um texto bizantino confirma essa tradição: Cristo ressuscitou dos mortos, com a a morte pisa a morte e àqueles que estão nos sepulcros doa a vida

Evangelho Apócrifo de Nicodemos
Neste texto encontramos as seguintes passagens sobre esse tema.

Diante desta visão, a Profundeza e a morte, os seus ministros ímpios, com os oficiais cruéis, constatando um explendor no seu reino, viram improvisamente Cristo em sua sede, tiveram medo e exclamaram: “fomos vencidos por ti”

Então o Rei da Glória, pisando a morte, pegou Satanás e o entregou ao poder das profundezas e atraiu Adão ao seu explendor.

Estendendo a mão, o Senhor fez um sinal da cruz sobre Adão, subiu das profundezas seguido por todos os santos.

22080 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook