Uma janela sobre o mundo bíblico

Sou casada tenho 1 filho de 2 anos, meu esposo é meu primo de terceiro grau. Quando começamos o namoro fui até o pastor da Batista e perguntei se era errado nos casarmos. Ele disse que não e que inclusive poderia nos casar. Não sei o que fazer, pois sei que Deus também odeia o divórcio.



  • Pergunta de Joseane, Nova Iguaçu
  • 24850
  • 09/01/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Casamento |


Você não tem nenhum motivo para se perturbar e muito menos para pensar em divórcio. A eventual ligação de parentesco entre vocês é distante e não impede o casamento. Portanto o seu casamento é legal e você pode seguir sua estrada.

Além do que diz a Bíblia, há leis civis e religiosas que regulamentam o casamento entre parentes. Essas leis impedem que pessoas parentes próximos se casam e que os "oficiais de justiça" realizem o casamento civil. Se o casamento é realizado não obedecendo essas leis, a união é declarada inexistente. Mas, repito, não é o seu caso.

 

Casamento entre parentes segundo o código civil

No Brasil o Código Civil veda o casamento entre parentes até o terceiro grau inclusive (artigo 180,IV), isto é, tio não pode casar com a sobrinha, a tia com o sobrinho e vice-versa. Entre primos o código civil não proíbe o casamento, desde que haja exame pré-nupcial, onde se ateste a inexistência de inconveniente, quer para a saúde dos esposos, quer para os filhos.

Os graus de parentesco na linha colateral contam-se, segundo o código civil, pelo número de gerações, subindo de um dos parentes até ao ascendente comum, e descendo, depois, até encontrar o outro parente.

 

Direito canônico

Cada igreja provavelmente tem a sua própria legislação ou segue o código civil. A igreja católica proíbe o casamento entre primos de primeiro grau (Cânon 1.042, § 2.º, item 1.º). Essa regra pode ser revocada com uma dispensa.

 

Na Bíblia

O texto mais emblemático se encontra em Levítico 18,6-18. Na lista de casamentos proíbidos não aparece aquele entre os primos. E existem casamentos entre primos na Bíblia. Mas é muito difícil, nos casos bíblicos, traçar com segurança o grau de sanguinidade existente entre essas pessoas.

24850 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook