Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o significado de Deuteronômio 11,12?



  • Pergunta de Suzielen, Porto Alegre
  • 6722
  • 12/01/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Deuteronômio | Terra |


Assim diz o texto de Deuteronômio 11,12:

É uma terra de que Yahweh teu Deus cuida. Os olhos de Iahweh teu Deus estão sempre fixos nela, do início ao fim do ano.

Tomar um versículo desse modo é muito difícil de entender e, isoldamente, limita a compreensão. É fundamental, como gostamos de repetir, ler todo o contexto do texto. Precisa ler, ao menos os versículos 8 - 17 de Deuteronômio 11.

Nesses capítulos de Deuteronômio, Yahweh está falando ao seu povo, por boca de Moisés, ditando como comportar-se na Terra Prometida, depois da saída do Egito. Os versículos 8-17 contam como será a terra prometida, fazendo uma comparação com o Egito, terra onde o povo de Israel havia vivido como escravos. O versículo 12 se coloca em contraste com o versículo 10: no Egito, para produzir alguma coisa precisava irrigar, enquanto que em Israel a água vem do céu, dada por Deus, que cuida da terra, do início ao fim do ano, sempre. Isso permitirá ao povo eleito de colher trigo, vinho e óleo, elementos essenciais para a vida das pessoas daquela época.

A chuva, como diz o versículo 13, é condicionada pela obediência: "se obedecerdes aos mandamentos que hoje vos ordeno (...), darei chuva". É uma teologia ainda retribuitiva, que será superada pela revelação até o ponto em que Jesus afirma que Deus faz nascer o sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos (Mateus 5,45).

6722 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook