Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual é o nome dos avós paternos de Jesus?



  • Pergunta de Francisca, Leiria
  • 44417
  • 14/01/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Olá Francisca de Leiria!

 Pergunta que não encontramos resposta na Bíblia, sabemos muito bem que devido à concepção de Jesus os avós paternos segundo os critérios humanos não encontramos seus nomes. Até mesmo para responder pelos avós maternos encontramos os nomes de Joaquim e Ana, pais de Maria, mas somente na literatura apócrifa.

 Quanto à pergunta, claro que Jesus não tinha avós paternos, pois não era filho biológico de José, sabemos pela Bíblia como foi sua concepção.

 A Bíblia não fala nos avós maternos, que nomeamos. Encontramos seus nomes nos livros apócrifos (livros que não foram incorporados à bíblia por não terem considerado que os mesmos tenham sido escritos por inspiração do Espírito Santo). Tais livros relatam que os pais de Maria se chamavam Joaquim e Ana. Na literatura apócrifa encontramos que José era idoso quando desposou Maria sendo viúvo e tinha filhos de outro casamento. Portanto, se ele era idoso, certamente seus pais já estavam mortos há vários anos. A genealogia de Jesus que lemos em Marcos nos indica em Mc 3,23:

 “Ao iniciar o Ministério, Jesus tinha mais ou menos trinta anos, e era, conforme se supunha, filho de José, filho de Eli, filho de Matat, .....” (Marcos 3,23) Bíblia de Jerusalém.

 Poderíamos considerar, por aquilo que está escrito que seria Eli, mas se entende de outra forma.

44417 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook