Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem é o profeta chorão?



  • Pergunta de Delmar , São Paulo
  • 9292
  • 19/01/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Jeremias | Lamentações |


Esse título algumas vezes é dado a Jeremias. E está intimamente ligado à ideia de que ele seria o autor do Livro das Lamentações, coisa que hoje ninguém mais defende. Embora o contexto histórico dos dois livros seja o mesmo, o pensamento dos dois livros é muito diferente, para pertencer ao mesmo autor. Portanto, Jeremias não é o autor de Lamentações e o título de "chorão" por ser eventualmente o autor desse livro não tem fundamento.

Livro das Lamentações

Nas nossas bíblias aparece como um livro profético, logo após Jeremias, mas na bíblia hebraica se encontra entre os livros históricos. Em síntese, o autor do livro "lamenta" o desastre que aconteceu com Jerusalém, que foi invadida e teve o templo destruído pelos babiloneses. Diz que "a filha de Sião (Jerusalém) perdeu toda a sua formosura" (1,6).

A desventura de Jerusalém é, no fundo, para o autor, obra do Senhor: "em sua ira (...) destruiu sem piedade todas as moradas de Jacó, em seu furor demoliu as fortalezas da filha de Judá (2,1-2)".

No final o autor pede a Deus misericordia: "Lembra-te, Iahweh, do que nos sucedeu, vê e considera o nosso opróbrio" (5,1). "Faz-nos voltar a ti Iahweh, e voltaremos. Renova nossos dias como outrora" (5,21).

9292 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook