Uma janela sobre o mundo bíblico

Depois que Jesus nasceu a família fugiu para o Egito (Mt 2,13-15) por medo de Herodes permanecendo escondida até a morte do Rei. Como Herodes mandou matar (decapitar) João Batista (Mt 14,1-12) se ele já havia morrido quando Jesus ainda era criança?



  • Pergunta de Hailton Freitas, Goiania Go
  • 8425
  • 21/01/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Herodes |


Quem foi o responsável pela morte dos inocentes, no tempo do nascimento de Cristo, foi Herodes o Grande, que foi o governador, em nome dos Romanos, de toda a Palestina, de 37 antes de Cristo até 4 antes de Cristo (Cristo teria nascido por volta do ano 4 antes da data convencional).

A morte de João, invés, aconteceu em outra ocasião e o protagonista era outro Herodes, conhecido como Herodes Antipas, filho de Herodes o Grande, que governou a Galileia depois da morte do pai. Esse Herodes casou-se com Herodíades, que era esposa do seu Irmão, Felipe. João condenou esse casamento e por isso Herodíades pediu ao marido, Herodes, que matasse a João. E ele foi decapitado na fortaleza de Maqueronte, do outro lado do Mar Morto, na atual Jordânia.

Herodes o Grande foi um rei muito esperto e, ao mesmo tempo, muito cruel com os inimigos: chegou a matar a própria esposa e 3 filhos. Manteve o poder graças à violência e às inúmeras obras que construiu. Quando morreu, no seu testamento, deixou o próprio reino divido entre 3 filhos: Arquelau, Herodes Antipas e Felipe: Arquelau seria rei da Judeia, Samaria e Idumeia; Antipas da Galileia e da Pereia; Felipe da parte norte, na Transjordânia.

8425 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook