Uma janela sobre o mundo bíblico

No Apocalipse, o que segnifica os 4 animais cheios de olhos?



  • Pergunta de Renato Reis Machado , Palmas
  • 32108
  • 25/01/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Apocalipse | Simbolismo |


Essa imagem aparece em Apocalipse 4. João tem uma visão e nela vê alguém sentado no trono, envolvido por um arco-íris, e ao redor do trono 24 outros tronos nos quais se sentamvam 24 anciãos, com vestes brancas e com coroas na cabeça. Havia relâmpagos e trovões e diante do trono ardiam 7 lâmpadas de fogo.

No meio do trono e ao seu redor estavam quatro Seres vivos, cheios de olhos pela frente e por trás. O primeiro Ser vivo é semelhante a um leão; o segundo Ser vivo, a um touro; o terceiro tem a fae como de homem; o quarto Ser vivo é semelhante a uma água em vôo. Os quatros Seres vivos têm cada um seis asas e são cheios de olhos ao redor e por dentro. E, de dia e noite sem parar, proclamam: Santo, Santo, Santo..." (Apocalipse 4,6-8)

Como acontece muitas vezes no último livro da Bíblia, essa cena é muito simbólica. Cada elemento tem seu significado. Toda a elaboração das imagens se inspiram em outras passagens bíblicas, do Antigo Testamento, particularmente Ezequiel 1 e Ezequiel 10.

A pessoa sentada no trono é Deus. Próximo a Ele estão os 24 anciãos. Têm roupas brancas, símbolo de pureza e fidelidade, e coroas de ouro, ou seja, participam do poder real de Deus. São pessoas que, em nome de Deus, exercitam o 'poder' na terra. São 24! Pode ser visto como a soma de 12 + 12, símbolo tanto das tribos do AT quanto dos Apóstolos no NT.

Os 4 seres vivos

Para entendêlos é fundamental ler Ezequiel 1,5-21, pois todo o simbolismo dessa passagem é inspirado no profeta do Antigo Testamento. Esses seres vivos são os 4 anjos responsáveis pelo governo do mundo (Ezequiel 1,20). Quatro é o número cósmico (veja os pontos cardeais, os ventos, etc.). Seus inúmeros olhos representam a sabedoria, a ciência universal e a providência de Deus. Adoram a Deus pela sua obra criadora.

São representados com 4 formas. Cada uma delas tem o seu próprio significado. O leão é símbolo do que há de mais nobre na criação; o touro é símbolo de força; o homem significa sabedoria; a águia simboliza a agilidade.

Desde há muito tempo a Tradição viu nessas 4 formas os símbolo dos 4 evangelistas. É por isso que nas representações artísticas antigas cada um deles era representado acompanhados pelas 4 formas (Mateus = leão; Marcos = touro; Lucas = homem; João = águia).

32108 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook