Uma janela sobre o mundo bíblico

Explicações do Evangelho de Marcos.



  • Pergunta de Maria do Socorro, Turim
  • 13502
  • 19/02/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Marcos |


Olá Maria do Socorro de Turim!

A pergunta é muito ampla, dar explicações sobre o Evangelho de Marcos, envolveria muitos assuntos e levaríamos muito tempo. Penso que no site se responde perguntas mais objetivas e curtas. No ano passado o mês da Bíblia setembro, os católicos estudaram o evangelho de Marcos foram escritos muitos artigos e distribuído muito material. Fui solicitado para dar cursos para iniciantes na leitura de Marcos. Foi um trabalho muito bom que percorreu o ano todo. Mas para início de resposta deixo já algum material sobre o evangelista Marcos. Indico como estudo consultar no site os temas bíblicos e encontrará bom número de respostas sobre Marcos.

 

O evangelho de Marcos pertence aos chamados evangelhos sinóticos do Novo Testamento

 

No Novo Testamento os três evangelhos Mateus Lucas e Marcos fazem parte de um conjunto de escritos chamado Sinóticos (mesmo olhar), eles podem ser colocados em colunas comparando-se as semelhanças e diferenças dos textos. Praticamente o primeiro a ser escrito foi Marcos, depois Mateus e Lucas. Não se recomenda estudá-los separadamente. Quanto a João segue um caminho totalmente diferente. Por ex. No evangelho de João não encontramos Parábolas, aparece um conjunto de sete sinais ou milagres. A sua terminologia é mais elevada, fala em vida espiritual, vida eterna, novo renascimento, verdade, etc...

 

O texto do Novo Testamento não segue uma ordem histórica de escrita mas de importância para as comunidades (maior divulgação) assim temos Mateus, Marcos, Lucas e João. Utilizando a ordem cronológica tem a seguinte ordem: Evangelho de Marcos escrito por Marcos na cidade de Roma no ano de (64 d. C); evangelho de Mateus escrito por Mateus em Jerusalém para comunidade de Judeus cristão (70 d.C); evangelho de Lucas escrito por Lucas em Antioquia para os gentios por volta de (80 d.C), estes três evangelhos são chamados de sinóticos, pois tem muitas semelhanças entre si e podem ser comparados em seus textos e feitos estudos a partir destas comparações e o evangelho de João escrito por João para a comunidade dos gentios na Ásia Menor em Éfeso (95 d.C.).

 

Os evangelhos narram à vida de Jesus, mas nem todos os detalhes, a riqueza esta nos textos que eram utilizados, estes textos eram significativos para a comunidade, lidos e repetidos inicialmente em forma oral, mas depois foram escrito pelos evangelistas as comunidades espalhadas pelo Império Romano. A palavra de Jesus servia para iluminar os fatos da vida da comunidade.

 

Os evangelistas João e Mateus foram apóstolos de Jesus, entretanto Marcos foi um discípulo de Paulo no início e depois foi uma espécie de secretário de Pedro em Roma e Lucas, de profissão médico acompanhou Paulo na difusão do evangelho no mundo pagão.

 

O evangelista Marcos (notas biográficas)

 

Marcos era oriundo da cidade de Jerusalém filho de tal Maria, e que em sua casa se reunia a comunidade cristão original de Jerusalém. Diz o texto que Pedro quando foi libertado da prisão foi acolhido nesta casa. Marcos era primo de Barnabé, um companheiro de viagens de Paulo e que Marcos acompanhou Paulo na sua primeira viagem, mas que depois se separou. Vamos depois encontrar Marcos em Roma e possivelmente foi companheiro de Pedro. Os estudiosos colocam o seu Evangelho como que um resumo da catequese de Pedro em Roma.

 

Características de Marcos

 

Este evangelho apresenta três características básicas:

 

1 -brevidade (é o evangelho mais curto);

2 – o Evangelho mostra um Jesus poderoso em ações;

3 - a organização (tem um esquema definido a Catequese de Pedro).

 

O Evangelho de Marcos apresenta detalhes, que são próprios de uma testemunha ocular, de Pedro e transmitidos oralmente inúmeras vezes através de Marcos a seus ouvintes.

Os aspectos que são próprios de Pedro, sua convivência com Jesus, testemunha dos fatos e ensinamentos de Jesus, Marcos apresenta em seu evangelho.

Como esta obra foi escrita na cidade de Roma, para romanos, tornou-se necessário explicar costumes judaicos (7,3; 14,12; 15,42), e Marcos no escrito do evangelho substitui o grego por latim.

 

Seu evangelho é uma resposta para a comunidade que esta em crise, por causa da perseguição do Império Romano aos cristãos de Roma. Na abertura de seu evangelho ele apresenta Jesus Cristo como o salvador em contraposição a Cesar Imperador Romano que se considerava deus. O culto ao Imperador era muito difundido nos santuários de Roma e os cristãos eram obrigados a estas praticas.

 

Preocupa-se Marcos em apresentar Jesus, a partir da crise que vive a comunidade, com os ensinamentos de Jesus, suas Parábolas, milagres Paixão e ressurreição ajudam a comunidade criar condições, vencer os desafios e conquistar novos membros.

 

Consulta:

Arquidiocese de Porto Alegre, Jesus no Evangelho de Marcos, Animação Bíblica da Vida Pastoral, edições Calábria Porto Alegre, 2012.

Balancin, E. M., Como ler o Evangelho de Marcos, São Paulo: Paulinas, 1991.

CEBI, Introdução Geral aos Evangelhos, Evangelho de Marcos e Mateus, Roteiros para Reflexão VII, Cebi São Leopoldo, 1998.

13502 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook