Uma janela sobre o mundo bíblico

Um casal, casam no civil e na igreja, só que por conta de uma doença chamada vaginismo da parte da mulher o casal não consegue ter relações sexuais. Passados alguns anos o casamento continua sem sexo, o homem quer separar da mulher ele estaria livre para se casar novamente? Eles são uma só carne para Deus? O que constitui o termo "uma só carne" para Deus? É o sexo? É o casamento na igreja? É o reconhecimento do estado? Aguardo.



  • Pergunta de Renato Barbosa, Recife / PE
  • 2976
  • 23/02/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Casamento |


Olá Renato Barbosa do Recife!

Olha Renato, a pergunta foge dos objetivos do site que é responder perguntas bíblicas, a pergunta está mais para questões de direito canônico e moral. Respondo não como especialista da área, mas para aguçar a tua busca de solução deste problema que enfrentas na vida matrimonial.

Das leituras que tive de direito canônico o texto que fala sobre o matrimonio assim diz:

“Cân 1061 – 1. O matrimônio válido entre os batizados chama-se só ratificado, se não for consumado: ratificado e consumado, se os cônjuges realizarem entre si, de modo humano, o ato conjugal apto por si para a geração de prole, ao qual por sua própria natureza se ordena o matrimônio, e pelo qual os cônjuges se tornam uma só carne.”

Conforme tua pergunta, vocês não mantiveram relações sexuais, por causa do “vaginismo” da esposa, pelo que entendi, vocês não consumaram o matrimônio, apenas ratificaram.

Existem casos de anulação de matrimônio por este motivo, o vaginismo (a mulher não pode ter relações sexuais).

Entendo tuas dificuldades, mas não seria bom, comentar as s últimas questões, pois merecem a respostam de alguém ligado a área do direito canônico. Deixo a informação poderás pedir anulação de casamento, no tribunal que as dioceses tem para isto. Mas como toda a justiça ela é lenta, demorará anos, e dependerá de diocese para diocese e do número de canônistas designados para este trabalho.

2976 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook