Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual foi o intervalo de tempo entre a assunção de Jesus e a descida do Espírito Santo?



  • Pergunta de Bethania, São José dos Campos
  • 40069
  • 19/03/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Atos dos Apóstolos |


As únicas informações, na Bíblia, sobre esses dois eventos se encontram no livro dos Atos dos Apóstolos. A ascensão de Jesus é contado a partir de Atos 1,6. Não há nenhuma menção cronológica, na narração desse evento. Diz simplesmente que foi sobre o Monte das Oliveiras.

O Pentecostes, a descido do Espírito Santo, é contado logo em seguida, em Atos 2. Nesse caso há uma indicação temporal, que ajuda a entender quando aconteceu o fato. O versículo 1 do capítulo começa assim: "Tendo-se completado o dia de Pentecostes..." Pentecostes é uma festa judaica, celebrada já no tempo de Cristo, em recordação do dom da Lei a Moisés, no Monte Sinai, celebração da Aliança entre Deus e o povo escolhido. Era celebrada 50 dias após a Páscoa. Portanto, de acordo com essa informação, podemos dizer que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos 50 dias após a morte de Cristo.

Certamente essa colocação temporal do Pentecostes tem também um valor teológico. O povo cristão agora tem uma nova lei, uma nova aliança, que é dada em Cristo, através do Espírito Santo.

40069 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook