Uma janela sobre o mundo bíblico

Devemos acreditar em fatos que aconteceram com personagens biblicos mas que não estão escritos na Bíblia, como por exemplo, Tera, pai de Abraão, ter sido fabricante de deuses de barro?



  • Pergunta de Zyre Silva, Barueri
  • 2714
  • 30/03/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Abraão | Historicidade |


Esses fatos não são verdadeiros. Já em relação a quanto escrito na Bíblia, sobre a historicidade dos fatos, temos que prestar muita atenção, analisar cada evento, pois muitas narrações bíblicas não têm a preocupação histórica, no sentido que concebemos hoje. Em relação ao Antigo Testamento, muitos fatos, como aqueles inerentes à Abraão, foram escritos muitos séculos depois que aconteceram e são frutos de várias tradições orais, que só muito mais tarde foram colocados por escrito.

As fontes históricas extra-bíblicas pouco falam dos personagens citados na Bíblia e por isso temos pouco apoio para levantar hipóteses de coisas que não estão contadas no texto sagrado.

A Bíblia é muito reticente sobre a biografia dos personagens bíblicos. Isto é, contam muito pouco sobre como viveram. Ela se interessa somente por aquilo que viveram em relação à mensagem divina. Mesmo sobre Jesus não temos quase nada escrito da sua infância até quanto começou o seu ministério. E Jesus é o protagonsita por excelência da Bíblia.

As lacunas sobre a vida dos personagens bíblicos deram espaço a inúmeras fantasias, obras literárias que tentaram preencher esses vazios. Foi assim que nasceram muitos apócrifos, escritos bem depois dos fatos históricos e influenciados por ideologias e teologias nem sempre ortodoxas. Na maioria dos casos, esses livros trazem historinhas edificantes, mas que estão muito longe da realidade e não devem ser tomados como livros históricos.

 

Sobre Taré (ou tará) o pai de Abraão, o primeiro patriarca, nada sabemos, exceto quanto dito em Gênesis 11: filho de Nacor  e que gerou Abraão quando tinha 70 anos (Gênesis 11,24-25), além de ter sido pai de Nacor e Arã, o pai de Ló (Gênesis 11,27). Fora disso, nada mais é dito na Bíblia sobre esse personagem e tudo mais que escutamos sobre ele não tem nenhum fundamento histórico.

2714 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook