Uma janela sobre o mundo bíblico

Jesus dava muita importância ao trabalho das mulheres daquela época. Jesus não discriminava as mulheres. Jesus mostrava que as mulheres integravam a comunidade com dignidade e trabalho. Como é possível então que as funções de pastoreio da comunidade era só pra homens?



  • Pergunta de Wilton de Almeida Vilela, Goiânia / GO
  • 2612
  • 15/04/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus e as Mulheres |


 Olá Wilton de Almeida Vilela de Goiânia / GO!

Já temos conhecimento da situação da mulher na sociedade de Jesus. Vários estudos foram publicados no site, e perguntas respondidas. O que argumentas com respeito à valorização da mulher por Jesus e seus discípulos é verdadeiro.

Respondendo a pergunta como é possível que o pastoreio era só para homem. A resposta vem do ambiente da Palestina de Jesus, Seja da Sociedade ou do Judaísmo.

A família na época de Jesus era patriarcal. O homem fazia e decidia tudo.  A situação da mulher era de inferioridade. Devia simplesmente obedecer a seu marido. Permanecia em casa, com os compromissos familiares, cozinha, limpeza e criação dos filhos. Se aparecesse em público deveria cobrir o rosto. No campo, quando trabalhava sempre deveria ter companhia, jamais sozinha.

No Judaísmo a mulher também era descriminada.

No Templo, Não podia fazer leitura, por isso não estudava. Tinha um lugar separado dos homens. Não podia ser discípula de nenhum mestre. No tribunal não podia ser testemunha.

O casamento para a mulher tinha como finalidade ter filhos. Devia lavar os pés e o rosto e as mãos do marido, etc...

Com tudo isto não é difícil entender, que embora o projeto de Jesus, para uma nova sociedade incluía um novo lugar para as mulheres, isto não foi aceito de uma hora para outra. Tudo demorou muito e ainda hoje temos dificuldades de colocar a mulher em seu devido lugar no projeto novo de Jesus.

2612 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook