Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber com bases Bíblicas se uma pessoa que não paga impostos (IPTU), pega dinheiro emprestado e não paga pode ser Obreiro?



  • Pergunta de Gerison Marcel Rodrigues, Londrina / PR
  • 3082
  • 19/04/2014
Odalberto Domingos Casonatto

 Olá Gerison Marcel Rodrigues, de Londrina / PR!

É justa a pergunta, quanto ao caráter do obreiro em uma obra de Deus. Se acreditarmos que os responsáveis pelas primeiras comunidades, sejam os Epíscopos, Presbíteros ou diáconos, recebiam seus cargos pela imposição das mãos e revestidos de poderes divinos, não aceitamos que um destes responsáveis pratique o mal aos olhos de Deus, negando o IPTU (imposto atual) ou negando empréstimos recebidos de terceiros. Uma pessoa que agissem de sã consciência estaria em erro grave, quanto mais que representasse a Deus na comunidade, exercendo um serviço de autoridade.

Textos Bíblicos que falam desta realidade existem muitos, lembro um no momento, que poderá ajudar na compreensão da resposta.

“1 Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja.2 necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso;4 que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito 5 (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);6 não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo.7 Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo.8 Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,9 guardando o mistério da fé numa consciência pura.10 E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis. 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.” (Timóteo 3,1-13) Bíblia de Jerusalém.

 

Nota:

Epíscopos: Supervisores, não seriam os Bispos.

Presbíteros:Os anciões ou notáveis da comunidade.

Diáconos: eram mais que os presbíteros.

Os Presbíteros e Diáconos eram encarregados do ensino das comunidades. E se revestiam de poderes recebidos por Deus.

3082 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook