Uma janela sobre o mundo bíblico

No momento que Jesus era crucificado estavam em seus pés João e sua mãe Maria. Jesus disse: “mulher eís aí teu filho”. Por que ele não chamou de mãe e qual o significado da palavra mulher.



  • Pergunta de Etiene Maria Silva, João Pessoa / RN
  • 40409
  • 21/04/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Maria, mãe de Jesus |


 Olá Etiene Maria Silva de João Pessoa / RN!

O apelativo “mulher” que aparece no texto, para os comentaristas do evangelho de João é entendido como que o evangelista João vai além da simples piedade filial: No caso esta proclamando a maternidade espiritual de Maria, que passa a ser considerada a nova Eva, sobre os membros da comunidade, que no momento passam a ser representados pelo discípulo amado, o evangelista João. Na cena deste episódio Jesus vê a mãe, não como ele viu em outras três passagens do evangelho: no milagre das bodas de Caná é mencionada (2,1.3.5), também em Cafarnaum 2,12 e no versículo anteiro o (19,25b)  Assim agora entendemos que aquela era Mãe, a origem de Jesus, passa a ser a origem da comunidade nova. Se pode assim entender que do Israel crente nas promessas divinas e sempre fiel a elas surge o Messias Jesus e em consequência desde acontecimento à comunidade messiânica.

A partir deste momento João acolhe a Mãe de Jesus em sua casa, porque ela não tem mais lar, Israel rejeitando o Messias deixa de ser povo de Deus. Nasce um novo povo de Deus, aqueles que acreditam em Jesus.

Desde o momento da morte de Jesus esta formado o novo Povo de Deus, cujo nascedouro e origem esta em Israel e vai estender-se até os confins do mundo.

Fonte:

MATEOS, Juan, BARRETO, Juan, O evangelho de São João, análise Linguística e comentário exegético, grande comentário Bíblico, Paulinas, São Paulo, 1989, pág. 784-785.

40409 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook