Uma janela sobre o mundo bíblico

Existe na Bíblia o versículo "de ti mulher nascerá um que pisará a cabeça da serpente"?



  • Pergunta de Roberto, Belford Roxo
  • 92523
  • 12/05/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Serpente | Maria, mãe de Jesus |


O texto bíblico fundamental para tratarmos esta questão é Gênesis 3,15:

"Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar."

Trata-se de um diálogo entre Deus e a serpente, depois do pecado de Adão e Eva no Paraíso. É a mulher que persegue e esmaga a cabeça da serpente.

Exegeticamente, esse versículo parte da constatação que existe uma profunda hostilidade entre a humanidade e a serpente. É fundamental, e aqui entra a sua pergunta, notar a presença de um aceno à vitória final da humanidade. No texto hebraico essa vitória virá através da linhagem da mulher. Dessa forma é estimulada a interpretação messiânica já presente na tradição judaica antiga e, depois, nos padres da igreja. E, junto com o Messias, também sua mãe é implicada, nascendo assim a interpretação mariológica: Maria que esmaga a cabeça da serpente.

Na Bíblia não tem escrito literalmente a frase que você põe na pergunta. Talvez essa frase que imagino você escutou tenha vindo do fato que a LXX, a tradução muito antiga do Antigo Testamento em grego, na frase "Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar", substituiu o pronome feminino com o masculino, traduzindo assim "Ele te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar."

92523 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook