Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que as Igrejas Evangélicas usam o ritual de enterrar uma Bíblia no início da construção de uma Igreja? Qual o significado? E isso é Bíblico?



  • Pergunta de Rosimary, Belo Horizonte / MG
  • 51846
  • 08/06/2014
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Bíblia |


Olá Rosimary de Belo Horizonte / MG!

A pergunta fala em Igrejas evangélicas, que enterram a Bíblia no lançamento da pedra inaugural da construção de uma Igreja. Não é todas que aceitam este costume, existe muita crítica.

Para mim é mais uma questão folclórica de uma Igreja e seus pastores usar este costume de enterrar a Bíblia no ato inaugural do lançamento da pedra fundamental da Igreja. Nem todas fazem esta cerimônia deste jeito.

O costume seguido no lançamento de pedra fundamental de uma construção de uma Igreja e que todos nós temos já acompanhado alguma vez, é colocar jornais da época, revistas, moedas etc, em uma caixa para ser aberta no futuro. Isto faz parte da curiosidade humana. Agora enterrar ou misturar com o barro uma Bíblia penso que não vai modificar nada. Como já vi tantas coisas que são feitas com a Bíblia não é de se admirar mais esta. Em Jerusalém, perto da Porta de Damasco, presenciei senhoras árabes que vendiam kibi, enrolados em uma folha da Bíblia. Cada kibi vendido, era uma folha da Bíblia rasgada. É inimaginável que na terra da palavra de Deus ela seja tão desrespeitada. Em Austin, Texas, encontrei tantas Bíblias misturadas nos lixos das esquinas que terminei em não mais ajuntar. Eram Bíblias doadas aos moradores de rua, famosos “homeless” americanos e que não carregam, pois era um peso a mais na mochila que tinha alguns pertences. No lixo dos dormitórios noturnos dezenas de Bíblias cada manhã acabavam no lixo na hora da limpeza dos dormitórios coletivos.

Concluindo:

Quanto a pergunta falando a verdade não acredito que tenha um significado, consistente, ou norma bíblica que determine este costume de enterrar uma Bíblia, no lançamento da Pedra fundamental da construção de uma Igreja. Penso que vai mais para o folclórico do que servirá de ensino edificante.

51846 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook