Uma janela sobre o mundo bíblico

No Antigo Testamento Deus ordenou "O TABERNÁCULO". a minha pergunta é: Foi durante a peregrinação no deserto ou já no Monte Sinai. E quem tinha a obrigação de montar e desmontar o tabernáculo?



  • Pergunta de Carlos Henrique, Nova Iguaçu - RJ
  • 5542
  • 02/07/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre História de Israel | Tabernáculo | Shekhiná


O Tabernáculo, também chamada "habitação" ou "tenda da reunião" foi contruída por ordem de Deus dada a Moisés, como contado em Êxodo 40. Esse capítulo é fundamental para responder a sua pergunta.

Cronologicamente, estamos depois do encontro de Moisés com o Senhor no Monte Sinai, contado a partir de Êxodo 19. Mas tudo isso acontece sempre durante a peregrinação pelo deserto, nos 40 anos em que o povo, fugindo do Egito, morou no deserto. O encontro de Deus com Moisés, a Aliança no Monte Sinai também se deu durante esse período.

Etimologia

O Tabernáculo, palavra que vem do latim (diminuitivo de taberna = morada), era o local da 'morada' de Deus. Até hoje, nas igrejas católicas encontramos o "tabernáculo", onde está conservada a hóstia, presença de Deus para os católicos.

A palavra entrou no nosso vocabulário graças à Vulgata, tradução em latim da bíblia. Foi essa a palavra latina usada para traduzir o termo hebraico mishkhan (מִשְׁכָּן), que também significa "morada", "habitação".

Estrutura de Êxodo 40

Voltando ao texto de Êxodo 40, poderíamos estruturá-lo da seguinte forma:

  • 1-15: ordem de construir o tabernáculo - Araão e seus filhos precisam se santificar
  • 16-33: Moisés segue todas as ordens dada por Deus em relação ao tabernáculo
  • 34-38: a glória do Senhor enche o tabernáculo.

Na primeira parte, Deus comanda a Moisés de introduzir "Aarão e seus filhos" (versículo 12) até a porta do tabernáculo, para que "exerçam o meu sacerdócio". A partir disso se desume que o cuidado da tenda era obra dos sacerdotes, dos filhos de Aarão.

Mensagem do texto

Trata-se claramente de um texto sacerdotal, que justifica a presença do Templo, que será construído mais tarde por Salomão, com o Santo dos Santos, lugar da Arca da Aliança, como estava no Tabernáculo durante o período do deserto. O templo, a casa do Senhor, portanto é uma mensagem importante desse texto.

Outra forte mensagem que podemos tirar dessa passagem está na última parte do capítulo, quando fala da presença de Yahweh: Ele caminhava com o povo, tomando conta da sua "habitação". Era uma nuvem que guiava, que protegia, que iluminava a caminhada por terras difíceis, áridas. 

5542 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook