Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem são os quatro seres viventes?



  • Pergunta de Thaís, Apucarana
  • 49296
  • 26/09/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Simbolismo | Apocalipse


Para contextualizar a resposta, começo citando alguns textos onde, na Bíblia, aparece esse grupo de personagens:

Ezequiel 1,5: E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.

Ezequiel 1,13: E, quanto à semelhança dos seres viventes, o seu aspecto era como ardentes brasas de fogo, com uma aparência de lâmpadas; o fogo subia e descia por entre os seres viventes, e o fogo resplandecia, e do fogo saíam relâmpagos;

Ezequiel 10,20: Estes são os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci que eram querubins.

Apocalipse 4,6-8: À frente do trono, havia como que um mar vítreo, semelhante ao cristal. No meio do trono e ao seu redor estavam quatro Seres vivos, cheios de olhos pela frente e por trás. O primeiro Ser vivo é semelhante a um leão; o segundo Ser vivo, a um touro; o terceiro tem a face como de homem; o quarto Ser vivo é semelhante a uma água em vôo. Os quatro Seres vivos têm cada um seis asas e são cheios de olhos ao redor e por dentro. E, dia e noite sem parar, proclaamam: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus Todo-poderoso, Aquele-que-era, Aquele-que-é e Aquele-que-vem”

Apocalipse 5,6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.


O texto mais significativo entre estes é provavelmente Apocalipse 4. Este texto se inspira em Ezequiel e em Isaías 6,2, que diz: Acima dele, em pé, estavam serafins, cada um com seis asas... Eles clamavam uns para os outros e diziam; Santo, Santo....

A imagem de Ezequiel com certeza é influenciada pela cultura dos assírios, pois lembra os Karibu, de onde vem os nossos “querubins”, sobretudo aqueles presentes na Arca da Aliança, conforme conta Êxodo 25,18ss. São seres com cabeça humana, corpo de leão, pés de touro e asas de águia. Entre os assírios eram seres que cuidavam dos palácios reais. Na tradição de Israel esses seres são, invés, atrelados ao carro do Deus de Israel e, como lembra Isaías, louvam a Deus.

O Apocalipse tem muitas imagens e tudo nele é simbólico, cheio de significados. O próprio número 4 tem sua importância; representa os 4 cantos da terra, os pontos cardeais, os ventos. Além disso os animais são cheios de olhos, que podem ser símbolos da providência divina. A própria forma que têm representa o que há, na criação, de mais nobre, mais forte, mais sábio e mais ágil

Mais que personagens históricos, os 4 viventes são símbolos que exprimem o encontro entre a iniciativa salvífica de divina e a resposta que a criação, toda inteira, dá a Deus.

Desde o tempo de Irineu, bispo de Lião, na França, esses 4 viventes são símbolos dos 4 evangelistas: Mateus – Homem; Marcos – Leão; Lucas – Toro; João – Água.

49296 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook